Túnel da Linha Rosa do metro do Porto já chegou à Reitoria

Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal / Agências

O túnel da Linha Rosa já conta com 253 metros escavados, estando próximo da Reitoria da Universidade do Porto, a 27 metros de profundidade, na zona que é conhecida como Praça dos Leões.

"É um túnel com 535 metros de extensão. Neste momento está cerca de metade do túnel executado, estamos na fase da escavação. Depois de concluído todo o processo de escavação, entraremos na segunda fase de revestimento secundário definitivo", explicou o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga.

O responsável explicou que atualmente o túnel já se encontra escavado até à zona da Reitoria da Universidade do Porto, na Praça Gomes Teixeira, vulgarmente conhecida como Praça dos Leões.

Porto Canal

Os custos inicialmente previstos para a Linha Rosa, de 189 milhões de euros, aumentaram cerca de 54 milhões de euros, mantendo-se a previsão de conclusão das obras para dezembro de 2024.

Além da empreitada, o investimento global nas linhas Amarela (Santo Ovídio - Vila d'Este) e Rosa ronda os 407 milhões de euros, incluindo expropriações, projetos, fiscalização, equipamento e sistemas de apoio à exploração.

O presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, esteve esta sexta-feira, numa visita ao túnel da Linha Rosa, acompanhado pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e pelo secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, dando conta dos avanços na frente de obra entre o Hospital de Santo António (estação no Jardim do Carregal) e São Bento (estação na Praça da Liberdade).

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto rejeita proposta de “valorização e reutilização” da Ponte Maria Pia

A Assembleia Municipal do Porto, na reunião desta segunda-feira que decorreu no Paços do Concelho, rejeitou uma moção apresentada pelo grupo municipal da CDU que visava a valorização e reutilização da antiga ponte ferroviária Maria Pia, que atravessa o rio Douro e está sem exploração há mais de 30 anos.

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.