Sérgio Conceição iguala registo de 'mestre' Pedroto e escreve nova página de história no FC Porto 

Sérgio Conceição iguala registo de 'mestre' Pedroto e escreve nova página de história no FC Porto 
| Desporto
Porto Canal

Sérgio Conceição tornou-se, esta quinta-feira, diante do Famalicão, o treinador com mais jogos orientados na história do FC Porto, igualando o registo de José Maria Pedroto, de 4 de dezembro de 1983, há quase 40 anos, com 322 partidas no currículo.  

A marca foi alcançada com chave d'ouro, no derradeiro obstáculo rumo à final da Taça de Portugal, no Jamor, onde os campeões nacionais e atuais detentores da prova rainha do futebol português irão tentar defender o título, diante do Sporting de Braga. 

O técnico natural de Ribeira de Frades, em Coimbra, entra assim num lote restrito, podendo, na próxima segunda-feira, em Arouca, na 31ª jornada do campeonato, superar o "mestre", tornando-se no treinador com o mais longo reinado ao serviço dos 'azuis e brancos'. 

O ex-avançado internacional português, de 48 anos, que chegou a alinhar pelos 'Dragões' como jogador (1996-1998 e 2004), conta com 72,5% de vitórias, 14,6% de empates e 12,7 de derrotas. 

Quanto ao já falecido José Maria Pedroto, que também jogou no FC Porto, registou 215 êxitos (66,8% de aproveitamento), 60 empates (18,7%) e 47 desaires (14,2%) nas três passagens como técnico (1966-1969, 1976-1980 e 1982-1983), com 722 tentos anotados e 253 sofridos.

Ao longo das quase seis temporadas na Invicta, a carreira de Sérgio Conceição ao leme do FC Porto tem sido pautada por momentos inolvidáveis, sendo que o técnico tem 'pulverizado' pratiamente todos os recordes do clube, no que a títulos conquistados (três campeonatos, duas taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga ), mais vitórias (233) e mais pontos num só campeonato (91) diz respeito. 

Na conferência de antevisão ao duelo diante do Famalicão, Sérgio Conceição garantiu ficar "orgulhoso" por alcançar o registo de uma figura histórica do clube, mas garantiu que não pensa nesses recordes.

"Estou focado em ganhar e isto não é demagogia da minha parte. Claro que é um registo que nos deixa orgulhosos, mas os resultados são tão importantes que desvalorizo esses números", começou por dizer.

"Provavelmente um dia vou olhar para os números e achá-los interessantes, mas hoje não me dizem absolutamente nada, não quero fazer comparações a uma figura que está bem lá em cima e eu estou aqui a trabalhar, a fazer pela vida para ganharmos o jogo", concluiu.

Recorde-se que, já no encontro da primeira mão do campeonato, na receção ao Arouca, Sérgio Conceição passou a somar 215 vitórias ao comando da equipa técnica do FC Porto, igualando, igualmente, José Maria Pedroto, uma marca, entretanto, superada. 

Dados que eternizam o nome do técnico 'azul e branco' na rica e vitoriosa história do FC Porto.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Queremos voltar a ganhar para nos reerguermos”

A paragem para compromissos internacionais já lá vai e é hora de voltar a entrar em ação. O FC Porto vai a Moreira de Cónegos (domingo, 17h00, Sport TV) disputar um “encontro com grau de dificuldade elevado” da quarta eliminatória da Taça de Portugal contra um Moreirense que “não perdeu em casa no passado recente” e Vítor Bruno começou por deixar clara a “vontade de voltar a ganhar” e de ter “boas sensações” numa “fase que não é a melhor”.

FC Porto: Sessão matinal com o foco na Taça de Portugal

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Moreirense (domingo, 17h00, Sport TV), no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

António Tavares: “Será uma jornada a favor do FC Porto”

A Assembleia Geral, marcada para as 10h30 de sábado, vai ser “uma jornada a favor do FC Porto, sem margem para dúvidas”, garante António Tavares. Numa mensagem deixada aos associados, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral deu a conhecer o “modelo novo” que vai vigorar na reunião magna, em que os sócio poderão “participar na Assembleia, ausentar-se para participarem no ato eleitoral para aprovarem ou não os documentos apresentados e voltar para acompanhar a Assembleia até ao seu término”.