Metro do Porto aponta concurso público da Linha Rubi para maio para evitar que fique "deserto"

| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, disse esta quinta-feira que a empresa poderá lançar o concurso público da Linha Rubi em maio para evitar que fique deserto, enquanto ainda ultima os preparativos do procedimento e do projeto.

"Não temos o dia, será anunciado muito brevemente. Mas eu reafirmo que [será] no final de abril, início de maio... nós estamos a ultimar aquilo que já tive oportunidade de dizer. Estamos na fase de revisão do projeto", disse à Lusa Tiago Braga, numa visita às obras da extensão da Linha Amarela, entre Santo Ovídio e Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia.

Segundo Tiago Braga, "um projeto da magnitude da Linha Rubi, que envolve uma ponte, dois viadutos muito significativos, três quilómetros de túnel, estações à superfície e enterradas" implica cuidados quanto ao procedimento concursal.

"Não queremos correr o risco de lançarmos o concurso e do concurso ficar deserto, como tem acontecido um pouco por todo o lado", disse à Lusa o responsável da Metro do Porto.

Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto Campo Alegre e Casa da Música, estando prevista a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro.

Segundo o responsável, a revisão está "na fase final de preparação das peças do concurso", mais concretamente no projeto de execução "quer da linha quer da ponte", reconhecendo que "está a demorar um pouco mais" do que o inicialmente previsto (17 de março ou o final daquele mês).

"Provavelmente, se calhar, damos menos tempo, ou [podemos] manter o tempo e poder arrastar um bocadinho, um ou dois meses, o início da obra, mas com a certeza absoluta que não damos passos em falso, porque isso era o pior que nos podia acontecer", disse hoje à Lusa Tiago Braga.

Quanto à componente de revisão do projeto em termos de preço, inicialmente calculado em 299 milhões de euros (financiados a fundo perdido pelo Plano de Recuperação e Resiliência) Tiago Braga não quis adiantar nenhum valor à Lusa.

Questionado sobre se o mesmo poderia rondar os 100 milhões de euros, o responsável da Metro respondeu que, com "o número dos 100 é fácil de fazer a conta, porque toda a gente fala que a revisão de preços são 30%".

"Esse é um número que quando se fala aparece sempre. Não lhe quero dizer se são 100 milhões, se são 95 ou se são 105. Em termos de ordem de grandeza, não estamos a falar num projeto que, de repente, passa para os 500 ou 600 milhões. Não é nada disso", assegurou o presidente da Metro do Porto.

Já relatiavamente aos acordos para indemnizações aos moradores da zona de Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, que irão ficar sem as suas casas para a construção da futura estação da Linha Rubi, o responsável da Metro disse que já chegou a acordo com "uma percentagem muito significativa" dos proprietários.

"Já chegámos a acordo. Não lhe consigo dizer se já chegámos a acordo com todos, mas temos uma percentagem muito significativa de proprietários com os quais já chegámos a acordo", afirmou.

Mais tarde, disse que essa percentagem corresponde a uma "esmagadora maioria" dos moradores e que a Metro irá chegar a acordo em "todas as outras situações" que surjam.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.