Metro do Porto: Custos da obra da Linha Rubi vão derrapar

Metro do Porto: Custos da obra da Linha Rubi vão derrapar
| Norte
Porto Canal

Os custos da obra da Linha Rubi do metro do Porto e uma nova ponte vão derrapar e os 299 milhões de euros inicialmente previstos tornam-se insuficientes.

Tal como noticiou o ‘Jornal de Notícias’, o valor a assegurado a fundo perdido pelo Plano de Recuperação e Resiliência irá ser revisto, mas o Governo acautela que os custos vão ser assegurados pela tutela.

Relativamente aos prazos, o secretário de Estado da Mobilidade Urbana adiantou ao ‘Jornal de Notícias’ que espera que “até ao final do primeiro semestre de 2026” a obra entre em operação.

De referir que a primeira data de iniciação da obra era o início de 2026.

Para a derrapagem do valor inicial previsto, o governante explica que em causa está o “aumento de custos que todos conhecemos”. Dessa forma, “terá de ser revisto em alta e acautelaremos o financiamento necessário para esse efeito”, garantiu Jorge Delgado.

Também esta semana, o Ministério do Ambiente confirmou que o custo das obras nas linhas Rosa e Amarela do Metro do Porto aumentou 29% e 30%, cerca de 84 milhões de euros. O custo inicial rondava os 98,9 milhões de euros na Linha Amarela e 189 milhões de euros na Linha Rosa. Com os aumentos conhecidos na passada segunda-feira, a quantia cresce cerca de 84 milhões de euros.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).