Iniciativa Liberal vai a votos no Porto. Albino Ramos quer árvores em cada esquina e GPS em todas as paragens de autocarro

André Arantes / Porto Canal
| Porto
Francisco Graça

O Núcleo do Porto da Iniciativa Liberal (IL) vai eleger um novo coordenador no próximo sábado. Será este o líder que vai preparar as eleições autárquicas de 2025 e escolher o candidato liberal à Câmara do Porto: de um lado está Albino Ramos, da lista A e visto como a “continuidade”; do outro lado senta-se Hugo Condesa da lista I, a “oposição”.

O Porto Canal dá a conhecer os dois candidatos. Esta terça-feira publica uma entrevista a Albino Ramos, quarta-feira é a vez de Hugo Condesa. Na quinta-feira há lugar a debate em direto entre os dois liberais na emissão televisiva do Porto Canal.

Albino Ramos, o engenheiro civil que quer mudar o país a partir do Porto

“Fui pai em 2018, a partir desse momento tudo começa a ser diferente, não?”. Albino Ramos tenta explicar o que o levou a entrar na política. Tem 36 anos, é casado e agora já vai no segundo filho. Tirou o curso de Engenharia Civil na FEUP, trabalhou em três continentes diferentes, passou pelo Brasil, Líbia e Angola, sempre foi um “apátrida político”.

Porto Canal

Albino Ramos tem 36 anos, é casado, tem dois filhos e foi formado em Engenharia Civil na FEUP

“Em Portugal não fazia sentido. Gosto e gostava de política, mas não queria votar em nenhum dos partidos. Depois fui pai, apareceu a Iniciativa Liberal, enchi-me de coragem e pensei que tinha de sair do sofá, um dever moral de participar, nem que fosse para dizer ao meu filho que estive lá dentro, fiz a minha parte, olha não deu, mas tentei fazer diferente”.

A partir desse momento, e de forma mais ativa depois das Legislativas de 2019 – quando a Iniciativa Liberal elegeu o primeiro deputado da sua história, João Cotrim de Figueiredo – Albino Ramos passou a ser um militante ativo. Atualmente faz parte da Assembleia de Freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos e era vogal do anterior Grupo de Coordenação Local (GCL) – o correspondente a uma “concelhia política” – da IL no Porto.

“Disseram-me uma vez, e nunca mais esqueço, que todos os deputados da Assembleia da República deviam passar por uma Junta de Freguesia. É onde estamos frente-a-frente a quem representamos, isso dá-nos uma humildade perante o dever cívico. Sem isso, não teria este chamamento para o poder local. Isso é importante num país tão corrompido como o nosso”, acredita Albino Ramos.

A divisão interna da IL entre Rui Rocha e Carla Castro ainda mexe?

Já passaram mais de dois meses desde que o partido elegeu Rui Rocha como presidente, mas a narrativa mediática aponta para as eleições regionais do Porto como um prolongamento da luta entre a fação liberal de Cotrim/Rui Rocha/Carlos Guimarães Pinto e outra mais radicalizada de Carla Castro. Mas tanto Hugo Condesa como Albino Ramos rejeitam essa ideia.

Porto Canal

Albino Ramos recusa a narrativa de que as eleições da IL no Porto são uma continuação da luta interna entre Rui Rocha e Carla Castro

“Nenhuma das candidaturas quer cavalgar essa ideia de luta interna, é preguiçoso da parte dos media. Eu tenho pessoas que apoiaram o Rui e a Carla na minha lista, o Hugo também. Isto é o Porto, e transportar narrativas do país para uma eleição tão localizada não faz sentido”, garante Albino Ramos. Mas o engenheiro não esconde ser amigo de Rui Rocha, ter o apoio do presidente do partido, pertenceu à lista L de Rui Rocha nas eleições nacionais e revê-se mais no político de Braga do que em Carla Castro.

IL quer viver longe da sombra de Rui Moreira

Atualmente, a Iniciativa Liberal faz parte do executivo de Rui Moreira na Câmara Municipal do Porto, e é o vereador Ricardo Valente, com a pasta das Finanças e Economia, quem representa os liberais na autarquia. Mas a IL já disse que não vai ser “figura decorativa” nas próximas autárquicas.

“O movimento do Rui Moreira fazia sentido num panorama em que não existia IL. Mas agora há uma força viva liberal no Parlamento português, com deputados que defendem a região, com ótimos quadros na cidade. Por isso, não está em cima da mesa apoiarmos quem quer seja do movimento independente”, explica Albino Ramos. “Aliás, sem Moreira há sequer movimento independente?”

Albino Ramos assegura que os liberais querem perceber “quanto valem” no Porto. A vontade é ter uma candidatura única, longe de coligações. Ainda não há candidatos escolhidos, mas ainda há tempo para criar “um bom programa autárquico liberal”.

A defesa da mobilidade e a cidade do bem-estar

Albino Ramos tem várias ideias que quer pôr em prática mal suba a coordenador do Núcleo da IL do Porto. As duas principais focam-se na mobilidade e urbanismo.

A mobilidade é a chave para desbloquearmos uma série de problemas da cidade”, desde o trânsito, pobreza, poluição e conforto, começa o candidato da Lista A. “Se conseguirmos movimentar-nos de forma mais rápida, mais suave, com transportes mais eficazes e previsíveis, temos menos carros, conseguimos viver mais longe do centro da cidade sem perdermos qualidade de vida. Diminui a pressão habitacional no Porto”.

Porto Canal

Albino Ramos quer melhorar os transportes públicos na cidade e plantar árvores em todas as esquinas da cidade

“Nós queremos dotar as redes de transportes de melhores condições para que as pessoas os usem não só porque é mais barato, mas porque é melhor. Todos os autocarros têm GPS, porque é que não existe um contador em cada paragem? São essas as mudanças que podemos fazer a nível autárquico sem esperar por um grande plano nacional que nunca chegará”.

Também o urbanismo é uma área que o liberal quer ver a ser discutida pelos grandes académicos da cidade, para que possam surgir ideias “tecnicamente irrepreensíveis”. Albino Ramos quer devolver os espaços verdes ao Porto, criar uma nova cultura de rua. “Quero plantar árvores, muitas árvores, em todo o lado”, ri-se. “Diminui a temperatura da cidade no verão, separa estradas de passeios, leva a que os miúdos voltem a brincar na rua. Churrascos nos parques, porque não?”.

As eleições para o Núcleo do Porto da Iniciativa Liberal realizam-se sábado, dia 15. As inscrições para participação nos trabalhos estão abertas a membros até esta quarta-feira. O mandato de cada Grupo de Coordenação Local é de dois anos.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).