TAP avança com redução dos cortes salariais para 20% a todos os trabalhadores

TAP avança com redução dos cortes salariais para 20% a todos os trabalhadores
| País
Porto Canal / Agências

A TAP vai avançar com a redução dos cortes salariais para 20% a todos os trabalhadores, atualizando ainda o valor abaixo do qual não são aplicados cortes, segundo uma mensagem da Comissão Executiva, a que a Lusa teve acesso.

Na mensagem, enviada aos colaboradores, a gestão da transportadora aérea lembra que “a TAP tem vindo a cumprir o plano de reestruturação, nomeadamente no que diz respeito ao aumento de receita e também na redução de custos”, realçando que a diminuição de gastos “tem sido feita não apenas com incidência em cortes salariais, mas também através da renegociação de contratos com fornecedores e estabelecimento de parecerias mais vantajosas ou ganhos de eficiência”, entre outras medidas.

No entanto, reconheceu, a “aceitação dos Acordos de Emergência por parte dos Sindicatos, em representação de todos os trabalhadores, foi crucial para o sucesso da recuperação da TAP”, sublinhando que o “caminho de recuperação ainda não acabou, ainda está a ser percorrido” e recordando que “os acordos temporários de emergência estão em vigor até ao final de 2024”.

Ainda assim, destacou, “com o esforço de todos os trabalhadores e com uma gestão adequada, o desempenho financeiro da TAP está acima das projeções do plano de reestruturação”.

“Este desempenho permite antecipar a redução" dos cortes nos salários (para 20% acima da garantia mínima), "reconhecendo desta forma o esforço de todos os trabalhadores”, disse a TAP.

Os cortes - que eram de 25% - estavam previstos manter-se, para a maioria dos trabalhadores, até ao final deste ano.

Por outro lado, disse a Comissão Executiva, “por via do aumento do salário mínimo nacional (SMN), é também atualizado para 1.520 euros o valor – equivalente a dois SMN – abaixo do qual não são aplicados cortes (garantia mínima)”.

A gestão da transportadora garantiu que “pela conjugação destes dois fatores – corte reduzido para 20% e atualização da garantia mínima sem corte para 1.520 euros – aumenta o número de trabalhadores sem corte e o corte efetivo da parte dos salários acima da garantia mínima também é reduzido”, sendo que, destacou, “em termos práticos, o corte salarial real, na TAP SA [negócio da aviação], passa a ser em média de 7,3%”.

Por fim, reconhecendo os esforços dos trabalhadores, e tendo em conta a inflação e o aumento das taxas de juro, a Comissão Executiva disse que “estão a ser decididas e implementadas outras medidas com impacto remuneratório, adaptadas às especificidades das categorias profissionais”.

“Todas estas medidas são aplicadas com retroativos a partir de 1 de janeiro 2023 e estarão em vigor até 31 dezembro 2023”, indicou a companhia aérea.

“Não se ignora que os cortes que subsistem continuam a obrigar os trabalhadores a sacrifícios e esforço acrescido, mas as medidas agora anunciadas sinalizam que a TAP está no bom caminho para a recuperação”, destacou a gestão da transportadora.

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.