Hugo Condesa quer transformar a Iniciativa Liberal na maior força partidária do Porto

Hugo Condesa quer transformar a Iniciativa Liberal na maior força partidária do Porto
Pedro Gabriel Soares / Porto Canal
| Porto
Francisco Graça

A Iniciativa Liberal (IL) vai a votos no Porto no próximo sábado. Os membros do partido vão escolher um novo Coordenador do Núcleo Territorial, uma espécie de “presidente de concelhia” para o Porto.

O Porto Canal dá agora a conhecer o candidato da Lista I, Hugo Condesa, já depois de ter publicado a entrevista ao candidato da Lista A, Albino Ramos, esta terça-feira. Esta quinta-feira, há lugar a debate em direto entre os dois liberais candidatos na emissão televisiva do Porto Canal.

O ‘outsider’ que veio de Monção

Se se pode afirmar que Albino Ramos é o candidato da continuidade, com ligações aos anteriores coordenadores da IL no Porto, então Hugo Condesa é claramente o contestatário, a oposição que vem de fora. O gestor de 39 anos nasceu em Monção, vila raiana do Alto Minho, e mudou-se para o Porto quando tinha 14 anos.

Porto Canal

Hugo Condesa tem 39 anos, nasceu em Monção, mas mudou-se para o Porto, sozinho, com 14 anos

“Era atleta, vim para o Porto com o sonho de ser jogador profissional de basquete. Acho que só aos 20 anos é que caí na real”, ri-se Hugo Condesa, do alto dos seus 200 cm “certinhos”. “A partir daí percebi que se calhar era boa ideia focar-me mais nos estudos. Fui para a FEP, licenciei-me em gestão. Mas aquela experiência de morar sozinho com 14 anos… Mudou a minha vida, devo imenso a essa altura, a maturidade que se ganha, o crescimento emocional. Foi duro, mas não trocava por nada”.

Depois da licenciatura fez várias formações executivas, começou a trabalhar na área das tecnologias, de onde nasceu uma outra obsessão pelo “digital”. Casou, teve dois filhos, trabalhou fora, viajou para a China, fundou empresas e está a tirar um Executive MBA em Paris. Agora vive em Matosinhos e trabalha para uma empresa espanhola.

“Nunca fui candidato a nada em nenhum partido antes”, admite. Nem sequer era um membro particularmente ativo da IL, mas começou a sentir necessidade de falar das opiniões políticas, sempre “próprias”, “fortes”. Até que finalmente se decidiu a avançar contra uma liderança que acredita estar gasta no Porto. “Onde está a ‘iniciativa’ da IL? O dinamismo, os eventos, as ideias, o entusiasmo? A vida política não se pode resumir ao fino liberal” – o famoso evento na cidade em que os membros do partido se juntam para beber cerveja e falar da política do país.

Mais do que um “fino liberal”

A lista de Hugo Condesa pode ser a oposição interna no Porto, mas chega com nomes de peso para alavancar a candidatura. O primeiro subscritor da lista foi o vereador Ricardo Valente, único representante liberal no executivo da Câmara Municipal do Porto. Tiago Mayan, antigo candidato à Presidência da República e atual presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, também apoia Condesa.

Porto Canal

“Não seria responsável estar a falar em acabar com o movimento independente de Rui Moreira quando ainda faltam dois anos para as eleições”, argumenta Hugo Condesa.

A primeira crítica da Lista I é para dentro, para a organização do Núcleo Territorial (NT) do Porto. “Há membros do Porto que entraram no último ano e ainda não foram contactados uma única vez. A comunicação no Núcleo não pode ser só através de emails formais. Há gente que não está interessada em ir a festas. Entendo a importância dos finos liberais e os eventos de convivo com os membros, mas é preciso muito mais”, explica Hugo Condesa.

O liberal quer ver pelo menos dois plenários do NT do Porto por ano, criar um kit de boas-vindas para novos membros, rever todos os meios de comunicação interna e fundar um Gabinete de Estudos Locais que “forme intelectualmente” os membros do partido.

A luta Carla Castro/Rui Rocha

As notícias dos últimos dias colam a candidatura de Albino Ramos ao novo presidente do partido, Rui Rocha, enquanto Hugo Condesa fica ligado a Carla Castro e à tendência mais radicalizada na IL. Nada mais errado, garante Condesa.

“Portanto, eu sou um pau-mandado da Carla, é isso? Choca-me. É preguiçoso. É um soundbite de jornais para clickbait, para ser fácil de explicar às pessoas. Na minha lista, tenho pessoas que votaram nos três candidatos à Comissão Executiva nas eleições de janeiro. Esta eleição no Porto não é uma segunda ronda entre o Rui Rocha e a Carla Castro. O Porto é o Porto”.

A habitação e o alojamento local

Para o exterior, Hugo Condesa quer aproveitar os quadros da Iniciativa Liberal para começar a criar um pensamento forte que possa transformar em “plano autárquico”. Para resolver o problema da habitação, Condesa defende a desburocratização nos processos e licenciamentos.

Porto Canal

“Portanto, eu sou um pau-mandado da Carla Castro, é isso? Choca-me. É preguiçoso. É um soundbite de jornais para clickbait”, diz Hugo Condesa

“O problema do Porto está na falta da oferta de habitação. Temos de construir mais casas, e não utilizar o Alojamento Local como instrumento de guerra política. Os empresários que exploram o Alojamento Local têm um trabalho legítimo, e fizeram muito pela reabilitação da cidade”, explica Hugo Condesa.

Segundo o candidato liberal, é preciso criar um regulamento para Alojamentos Locais que permitam um convívio “saudável” na cidade, protegendo os proprietários. O investimento na habitação virá com incentivos fiscais e com mais poder aos órgãos locais, os que conhecem “verdadeiramente” a situação no território. “O poder local foi muito pouco ouvido a nível central e por isso é que as propostas do Governo foram tão erradas. Isso tem de mudar”.

O candidato liberal nas Autárquicas de 2025

“Estou a tentar fugir dessa pergunta, mas acho que não consigo mais”. Hugo Condesa quer ser o mais claro possível quando diz que não será candidato à Câmara Municipal do Porto, “nem a nenhum tipo de cargo autárquico”. “O meu objetivo é dinamizar o Núcleo Territorial do Porto para que seja um órgão de referência”.

“Não seria responsável estar a falar em acabar com o movimento independente de Rui Moreira quando ainda faltam dois anos para as eleições”, argumenta Hugo Condesa.

“O que pretendo é que nos próximos meses a IL ganhe suficiente capital politica na cidade para podermos ter escolha. Acho que podíamos ter feito um trabalho mais robusto na penetração das ideias liberais e da marca IL no Porto - esse é o trabalho que quero fazer agora. Eu gostava muito que a IL tivesse candidatos a todos os órgãos autárquicos. Mas essa não será a minha decisão, mas sim a dos membros. Temos dois grandes ativos autárquicos, o Tiago Mayan e o Ricardo Valente. Quem sabe?” O objetivo de Hugo Condesa é fazer da IL maior partido da cidade do Porto.

A eleição do novo coordenador da IL no Porto acontece ao início da tarde deste sábado. As inscrições dos membros para participarem no plenário fecham esta quarta-feira.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).