Navio que incendiou chega esta terça-feira ao porto de Leixões

Navio que incendiou chega esta terça-feira ao porto de Leixões
| Porto
Porto Canal / Agências

O navio-tanque Greta K, que se incendiou ao largo do Porto no dia 21, vai dar entrada na tarde de esta terça-feira no porto de Leixões, em Matosinhos, disse à Lusa fonte da administração portuária.

De acordo com fonte oficial da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a embarcação dará entrada em Leixões através do terminal de cruzeiros.

A APDL afirma ainda que está a "reunir todos os esforços para o sucesso da operação".

No sábado passsado, o navio-tanque Greta K foi deslocado para águas internacionais, onde estava previsto permanecer durante três dias, disse à Lusa o comandante da Capitania do Douro e Leixões.

Segundo Silva Rocha, a embarcação foi estacionada a “cerca de 12 milhas do porto de Leixões, o correspondente a entre 16 e 17 quilómetros, com dois rebocadores portuários que o mantêm à espera de um rebocador oceânico contratado pelo armador”.

Para além de ter “maior capacidade”, chega com uma equipa que “faz a recuperação de situações muito difíceis”, acrescentou.

“O que se pretende fazer nos próximos três dias, fora das águas territoriais, é repor algumas das capacidades do navio, nomeadamente de bombagem, para depois ou em Leixões ou em Sines, ser feita a descarga da carga”, precisou então o capitão da Marinha.

Silva Rocha tinha assegurado que a embarcação só iria para o porto se estivessem "reunidas todas as capacidades de segurança e de bombagem para poder fazer a trasfega do combustível para o terminal ao lado do porto de Leixões”.

Segundo a Marinha Portuguesa, o alerta para o incêndio no navio-tanque Greta K, com bandeira de Malta, que se encontrava a navegar a cerca de uma milha e meia de costa, cerca de três quilómetros, junto à praia dos Ingleses, na Foz do Douro, foi dado cerca das 15h30, do dia 21, para o “Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, da Marinha”.

O navio tinha 19 tripulantes a bordo, todos de nacionalidade filipina, tendo 16 sido retirados nos últimos dias. A embarcação transporta “gasóleo e combustível destinado a aviões (jet fuel)”.

+ notícias: Porto

Plataforma elevatória já retira destroços no edifício que ardeu no centro do Porto

Os destroços provenientes do incêndio que destruiu uma pensão no centro do Porto já foram todos removidos da via pública, informou fonte da autarquia. No local, as equipas preparam-se para arrancar com os trabalhos de retirada dos destroços.

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Arranca o Porto/Post/Doc que conta com um documentário sobre centro comercial Stop

O festival Porto/Post/Doc inicia esta sexta-feira a 11.ª edição e até 30 de novembro vai questionar que futuro tem a Europa e os seus valores fundamentais, contando com um programa intitulado “O Movimento dos Povos”, que se prolonga até 2026.