Universidade Fernando Pessoa, no Porto, vai ter de explicar irregularidades na aprovação do curso de Medicina

Universidade Fernando Pessoa, no Porto, vai ter de explicar irregularidades na aprovação do curso de Medicina
| Porto
Porto Canal

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) quer um “cabal esclarecimento” da Universidade Fernando Pessoa (UFP) sobre a “utilização abusiva” de nomes de médicos para a aprovação do curso de Medicina da instituição privada. Segundo uma investigação avançada pelo jornal Público, há médicos apontados na candidatura como “orientadores de estágios” ou “formadores” que não foram contactados nem sabiam da inclusão da candidatura da Fernando Pessoa.

O caso começou há mais de uma semana, quando o Público encontrou quatro clínicos que dizem não ter tido “em algum momento contratos de prestação de serviço com o hospital da Fundação Fernando Pessoa, em Gondomar”, e que não deram consentimento para que os seus nomes estivessem nas listas da universidade. A Ordem dos Médicos abriu uma investigação interna para perceber quantos médicos surgem na candidatura da UFP sem terem dado a devida autorização.

Segundo um comunicado divulgado esta segunda-feira, a A3ES diz que vai exigir um esclarecimento imediato à UFP, defende que o processo de acreditação da universidade privada tem sido “normal” até agora, e garante que a UFP não teve comportamentos que suscitassem dúvidas até ao momento.

A autorização de funcionamento do novo curso de Medicina da UFP é válida por um ano e pode ser revalidado por outros três se se comprovar que a instituição de ensino cumpre um conjunto de requisitos.

+ notícias: Porto

Porto avança com ciclovia entre Asprela e Campanhã após projeto intermunicipal falhar

Após o projeto de ciclovia intermunicipal entre Porto e Gondomar cair por terra, o município do Porto pretende avançar com a sua parte do traçado. A via ciclável, que inicialmente ligaria o Pólo da Asprela a Baguim do Monte, deverá ser adaptada para ligar o Pólo da Asprela a Campanhã, ao longo da Rua de Currais. O projeto já foi encomendado pela GO Porto.

Câmara do Porto discute avançar com regulamento do Alojamento Local

O executivo da Câmara do Porto discute segunda-feira colocar em vigor o Regulamento para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local até à entrada de um novo regulamento que o substitua.

Vladimiro Feliz renuncia ao mandato enquanto vereador do PSD na Câmara do Porto

O vereador do PSD da Câmara Municipal do Porto Vladimiro Feliz renunciou ao mandato, depois de em dezembro de 2023 ter pedido a suspensão pelo período de um ano, por impossibilidade de conciliar o cargo na vereação com a sua atividade profissional.