Universidade Fernando Pessoa usou nomes de médicos sem consentimento para aprovar curso de Medicina

| Porto
Porto Canal

A Universidade Fernando Pessoa indicou à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) nomes de médicos que não concordaram em ser orientadores dos estudantes do novo curso de Medicina, recentemente aprovado. 

Além disso, de acordo com o jornal Público, o presidente da comissão que deu "luz verde" ao curso assinou, quando liderava o Instituto Nacional de Medicina Legal, um acordo de parceria com a universidade que foi depois usado na candidatura que teve de avaliar. 

Em reposta a Universidade Fernando Pessoa contradiz-se. A instituição diz que só serão convidados os docentes orientadores "após a celebração do contrato de prestação de serviços de formação clínica com cada uma das unidades de saúde protocoladas e constantes da candidatura e com as outras que, acreditado o curso, se disponibilizarem, de imediato, para assinar também esse contrato". 

No entanto, na proposta analisada pela A3ES os médicos já estão claramente identificados pelo nome profissional e especialidade médica. Alguns deles são antigos prestadores de serviços do Hospital-Escola de Gondomar.

O curso de Medicina da Universidade Fernando Pessoa recebeu acreditação em janeiro de 2023, depois de duas tentativas falhadas em 2010 e 2012.

+ notícias: Porto

Burger King, o novo “Embaixador” dos Aliados

Recuando até 2022, quem atravessava a Rua de Sampaio Bruno, junto à Avenida dos Aliados, no Porto, não ficaria indiferente à estátua do embaixador de bigode e cartola que parecia dar as boas-vindas a quem entrava no café que ali funcionava há 65 anos. Mas esse Embaixador há muito abandonou o coração da Invicta, com o seu lugar a ser ocupado pela cadeia norte-americana de fast food Burger King, tal como dá conta o Porto Canal numa visita ao local.

Área Metropolitana do Porto preocupada com prazos do PRR reúne-se com ministro da Habitação

A Área Metropolitana do Porto (AMP) manifestou esta sexta-feira preocupação com o cumprimento dos prazos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que serão expressas ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, numa reunião em setembro.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.