Afinal, Centro Hospitalar de Gaia não aceitou protocolo com Universidade Fernando Pessoa

Afinal, Centro Hospitalar de Gaia não aceitou protocolo com Universidade Fernando Pessoa
| Norte
Porto Canal

A administração do Centro Hospitalar de Gaia e Espinho recusou o protocolo com a Universidade Fernando Pessoa para o curso de medicina que foi aprovado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

A informação foi avançada pelo jornal Público e confirmada pelo centro hospitalar ao Porto Canal. “O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia esclarece que tendo recebido uma proposta de protocolo da entidade em questão, deliberou o Conselho de Administração pela não assinatura do referido protocolo”. Mais adianta que a recusa do protocolo foi “remetida para o Conselho de gestão do Hospital Fernando Pessoa a 15 de outubro de 2021”.

Foi nesse mesmo ano e mês que a universidade remeteu a proposta do curso de medicina para a A3ES, que acabou por ser aprovada. Recorde-se que a Universidade Fernando Pessoa estava, desde 2010, a tentar abrir um curso de Medicina e chegou, inclusivamente, a assinar um protocolo com o centro hospitalar em questão em 2017. No entanto, a administração da altura cessou funções no mesmo ano.

Esta, por sua vez, recusou a parceria, mas, de acordo com os protocolos de colaboração da Universidade Fernando Pessoa, o CHVNGE consta na lista de parceiros que irá receber os alunos do novo curso para formação. Também no relatório da A3ES e no parecer negativo da Ordem dos Médicos o centro hospitalar é um dos parceiros.

De acordo com o Público, os outros centros hospitalares que constam nos protocolos de colaboração com a Universidade Fernando Pessoa –Entre-Douro e Vouga e Tâmega e Sousa – confirmam que acordaram com universidade privada receber os seus alunos de Medicina.

Universidade queria 100 vagas, mas só conseguiu 40

É o segundo curso de Medicina, no país, numa universidade privada, mas nem tudo está a correr como o planeado.

Um dos protocolos mais importantes para a Universidade Fernando Pessoa seria o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, por ser o mais diferenciado da lista.

Mas, para além de perder esse parceiro, a universidade não conseguiu garantir 100 vagas, como idealizava. Na sua proposta, a instituição de ensino superior garantia 20 vagas para candidatos nacionais, 80 para candidatos da União Europeia e de países terceiros.

A A3ES aprovou o novo curso de Medicina mas, para além de a acreditação ser condicional e para o período de apenas um ano, a agência reduziu as vagas para mais de metade do espectado. Face às limitações apontadas ao projeto, só foram permitidas 40 vagas numa fase inicial, 60 se tudo correr bem.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.