Fechada há mais de 30 anos, PS do Porto questiona Governo sobre Ponte Maria Pia

Fechada há mais de 30 anos, PS do Porto questiona Governo sobre Ponte Maria Pia
| Porto
Porto Canal

O Partido Socialista (PS) do Porto quer saber se o Governo está informado sobre a situação da ponte Maria Pia, no Porto, à qual nos últimos 30 anos têm sido apontados diferentes destinos.

Por considerarem que a situação da Ponte Maria Pia “não pode continuar a ser protelada”, autarcas do PS do Porto questionaram, esta sexta-feira, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, se a Infraestruturas de Portugal (IP) tem algum projeto para a revitalização da ponte.

“Ao longo dos anos, a Infraestruturas de Portugal (IP), dona da ponte, tem feito sucessivos anúncios, por vezes contraditórios, sobre possíveis intervenções na ponte e sobre novos usos para o equipamento – incluindo a sua reabertura para travessia pedonal e ciclável – sem que nada tenha sido concretizado até à data nem tenha existido articulação com os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia”, denunciam os socialistas Tiago Barbosa Ribeiro, Rosário Gambôa, Maria João Castro e Rui Lage.

Os socialistas questionam ainda se o Governo vai dar orientações à IP para que se avance com a reabertura da ponte para circulação pedonal e ciclável, efetuando as intervenções necessárias para esse efeito.

Nas perguntas dirigidas a João Galamba, o partido sublinha o seu apoio enfático à revitalização da ponte, que considera que “permanece como uma extraordinária infra-estrutura”, e defende ainda a sua abertura à comunidade.

A Ponte Maria Pia, projetada por Gustavo Eiffel, foi inaugurada em 1877 e foi utilizada até 1991 para ligar as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia através de Comboio. Está, desde 1982, classificada como Monumento Nacional.

+ notícias: Porto

As imagens dos milhares de cravos que encheram as ruas do Porto

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.

Mais de 15 mil passageiros viajaram à boleia da nova linha da STCP

A nova linha 404 da STCP, que faz ligação entre o Hospital São João e o Terminal Intermodal de Campanhã, registou mais de 15 mil validações no primeiro mês. Esta foi a primeira linha criada pela empresa em 20 anos.

Metro do Porto anuncia reforço da operação para semana da Queima das Fitas

A Metro do Porto anunciou esta sexta-feira os detalhes do reforço da operação da rede de transporte para a semana da Queima das Fitas, de 4 a 12 de maio.