Ainda não é este verão que a Viagem Medieval regressa ao Castelo de Santa Maria da Feira

| Norte
Porto Canal

A primeira fase das obras do Castelo de Santa Maria da Feira só deverá estar concluída em novembro, fazendo com que, à semelhança do que aconteceu no verão passado, a Viagem Medieval não se realize neste espaço.

Anomalias decorrentes da humidade e irregularidades nas fundações foram os principais motivos para serem realizadas obras no castelo, que começaram em agosto de 2022. A empreitada envolve o desmonte e reconstrução de planos de muralhas assim como drenagens e impermeabilizações diversas.

Com o fim da primeira fase das obras apontado para novembro, a Viagem Medieval, que atrai milhares de visitantes todos os anos, não se vai realizar no castelo. No entanto, assim como aconteceu no início das obras, o presidente da câmara, Emídio Sousa, garantiu que esta festividade vai conseguir adaptar-se às circunstâncias.

Foram encontrados alguns vestígios arqueológicos como residências habitacionais que estariam protegidas pelas muralhas. A segunda fase ainda está a ser estudada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. O município pretende que mais áreas do castelo possam ser visitadas pelo público, aumentando a atratividade do património.

Este monumento é atualmente um dos exemplos mais completos de arquitetura militar medieval, apresentando uma grande diversidade de recursos defensivos utilizados entre os séculos XI e XVI.

O castelo teve um papel crucial na Batalha de São Mamede, em 1128, quando o alcaide Pêro Gonçalves de Marnel auxiliou D. Afonso Henriques a derrotar a sua própria mãe, D. Teresa, que se tentava apoderar do Condado Portucalense. O Castelo de Santa Maria da Feira foi considerado Monumento Nacional em 1910.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.