Atrasos nas obras da Metro do Porto financiados com fundos nacionais
Joana Almeida Carvalho e Ana Maio
O atraso nas obras da Metro do Porto vai levar a que as linhas rosa e amarela passem a ser financiadas com fundos nacionais a partir de janeiro de 2024. O projeto está inserido no PT2020, mas a sua execução termina já este ano, pelo que foi necessário arranjar novos fundos.
O atraso nas obras já tinha sido anunciado mas o financiamento com fundos nacionais é uma informação que chega esta semana, uma vez que a dez meses do final do prazo, ainda faltam executar cerca de 500 milhões de euros dos fundos europeus disponíveis no Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência.
De recordar que este programa está inserido no Portugal 2020, uma parceria entre Portugal e a Comissão Europeia.
Helena Pinheiro de Azevedo, Presidente da Comissão Diretiva do POSEUR, garante que está a ser feito um trabalho de acompanhamento próximo junto dos beneficiários dos fundos, para uma maior eficiência do programa.
Também o Ministério do Ambiente já tinha confirmado que o custo das obras nas linhas Rosa e Amarela do Metro do Porto aumentou 29% e 30%, cerca de 84 milhões de euros. O custo inicial rondava os 98,9 milhões de euros na Linha Amarela e 189 milhões de euros na Linha Rosa. Com os aumentos conhecidos na passada segunda-feira, a quantia cresce cerca de 84 milhões de euros.