Metro do Porto recebe cinco candidaturas para concurso público no âmbito do ‘metrobus’

Metro do Porto recebe cinco candidaturas para concurso público no âmbito do ‘metrobus’
| Porto
Porto Canal/Agências

A Metro do Porto recebeu cinco candidaturas no âmbito do concurso público para adquirir 12 autocarros a hidrogénio no âmbito do 'metrobus', bem como das estações de produção, armazenamento e abastecimento, disse a fonte oficial da empresa, esta terça-feira à Lusa.

A mesma fonte adiantou que o júri do concurso público começa a partir desta terça-feira a trabalhar na avaliação das propostas apresentadas, sendo os critérios de adjudicação o preço (ponderação de 45%), a capacidade diária de produção de H2 [hidrogénio] da estação (35%) e as características e performance do veículo BRT (20%).

Em causa está a encomenda de 12 autocarros a hidrogénio verde para o 'metrobus', serviço da Metro do Porto que ligará a Casa da Música à Praça do Império (em 12 minutos) e à Anémona (em 17) em junho de 2024, circulando em via dedicada na Avenida da Boavista e em convivência com os automóveis na Avenida Marechal Gomes da Costa.

No dia 19 de dezembro, foi publicado em Diário da República (DR) o lançamento de um concurso público internacional de 23,5 milhões de euros para adquirir o material circulante e infraestruturas de abastecimento.

O procedimento engloba, segundo documentos consultados pela Lusa, o "projeto, fornecimento e colocação em serviço" da "estação de produção, armazenamento e abastecimento de hidrogénio verde para abastecimento dos veículos BRT [...] e venda a terceiros", na estação de recolha da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) da Areosa.

Também se incluem no concurso as "instalações de produção fotovoltaica de energia elétrica de fonte renovável para o processo de produção de hidrogénio verde", nas recolhas da STCP da Areosa, Francos e Via Norte.

O objetivo é produzir, através dos painéis fotovoltaicos localizados nas três estações de recolha, a média diária mínima de 350 quilogramas (kg) de hidrogénio necessária para abastecer, na Areosa, os veículos BRT.

Quanto aos veículos, devem ter "uma vida comercial útil mínima de 16 anos" e terão propulsão híbrida, "isto é, com motorização elétrica e alimentação a hidrogénio gasoso", com autonomia mínima de 350 quilómetros (km) a hidrogénio e 50 km em modo elétrico.

"Estima-se que em hora de ponta seja necessário o uso recorrente de 10 veículos em operação, sem prejuízo de poder ser usada a totalidade da frota", sendo os veículos obrigados a ter uma lotação igual ou maior a 130 passageiros, dos quais 35 sentados.

A estética do autocarro "deve resultar de um equilíbrio entre o sucesso dos veículos antecessores" da Metro do Porto e "apresentar uma evolução positiva", sendo "fundamental" que "reflitam e continuem" a direção tomada com o novo metro da CRRC Tangshan, traduz "o carisma moderno que se pretende".

+ notícias: Porto

Obras no jardim Teófilo Braga não avançam antes de julho

Afinal, as obras no Jardim Teófilo Braga, na Praça da República, só avançam depois do início do terceiro trimestre de 2024. O “refúgio da sueca” continua assim, aberto, pelo menos até julho, altura em que deverão arrancar as obras de requalificação do espaço.

Mais de 600 solitários recordam abril a metros da Praça da Liberdade

Os alunos e professores da Escola Artística Soares dos Reis adornaram, esta manhã, a estação de metro de São Bento, no Porto, com cravos de papel depositados em mais de 600 solitários de madeira e cerâmica.

Matosinhos lança programa para promover habitação cooperativa a preços acessíveis

A Câmara Municipal de Matosinhos vai lançar um programa para promover a habitação cooperativa a preços acessíveis para famílias com dificuldades em arrendar casa e jovens que querem emancipar-se, segundo proposta a que a Lusa teve esta terça-feira acesso.