Câmara do Porto discute afetar 875 mil euros ao Fundo de Apoio ao Associativismo

Câmara do Porto discute afetar 875 mil euros ao Fundo de Apoio ao Associativismo
| Porto
Porto Canal/Agências

O executivo da Câmara Municipal do Porto discute na terça-feira a afetação de 875 mil euros ao Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense que será novamente atribuído pelas juntas de freguesia.

Na proposta, a que a Lusa teve acesso, o presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, esclarece que este ano o fundo contempla um valor global de 875 mil euros e que a cada freguesia será atribuído um apoio máximo de 120 mil euros, à semelhança dos valores das edições anteriores.

A cada associação pode ser atribuído um valor máximo de 40 mil euros se o projeto se destinar a obras e, para outro tipo de projetos, o apoio pode ir até um máximo de 20 mil euros.

O valor de cada apoio será transferido para cada freguesia após a seleção e aprovação dos projetos e o município irá ainda comparticipar os custos com a implementação da iniciativa com cerca de cinco mil euros por freguesia.

“O número de candidaturas apresentadas e a qualidade dos projetos apresentados e aprovados nas edições anteriores são prova inequívoca de que o movimento associativo está vivo na cidade do Porto e que importa continuar a apoiar as associações, as coletividades e os clubes da cidade, designadamente por via de apoios financeiros destinados a áreas específicas de atuação”, justifica Pedro Duarte.

A implementação dos apoios que serão dados a “associações, coletividades e clubes que desenvolvem um importante trabalho comunitário junto das populações em todas as freguesias da cidade” serão feitos pelas freguesias pela “sua maior proximidade às associações locais”.

O Fundo Municipal do Apoio ao Associativismo foi criado em 2019 e quatro anos depois, em 2022, o município delegou nas freguesias da cidade a implementação do programa.

+ notícias: Porto

Bruno Teixeira é o último morador de um bairro esquecido das Fontainhas

Bruno Ferreira é o último morador do Bairro dos Moinhos, nas Fontainhas. As casas foram adquiridas há dois anos pela Câmara do Porto, depois das graves inundações de 2023 e os moradores foram realojados. Bruno recusa-se a sair da casa que o viu crescer continua a sonhar com a reabilitação do bairro.

CDU pede "dignidade" à Metro do Porto para moradores do bairro de Massarelos

A CDU do Porto pediu "dignidade" para os moradores do bairro de Massarelos que foram contactados pela Metro do Porto para saírem temporariamente das suas casas, devido à construção da ponte da Ferreirinha.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.