'Metrobus' em Gaia. Concurso público para operadores na EN222 em fase de preparação

'Metrobus' em Gaia. Concurso público para operadores na EN222 em fase de preparação
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, está a preparar um concurso público para a operação do 'metrobus' na Estrada Nacional 222, cujo arranque está previsto para o final de maio, adiantou a autarquia.

Numa resposta a questões da agência Lusa, a câmara liderada por Eduardo Vítor Rodrigues (PS) adiantou que "o término da obra está previsto para daqui a aproximadamente dois meses e meio, e logo após esta finalização o serviço deverá entrar em funcionamento".

Em causa está a primeira fase do 'metrobus' da Estrada Nacional 222 (EN222), também conhecida como Avenida Vasco da Gama, "entre a Avenida D. João II e os Arcos do Sardão".

Questionada sobre em que moldes será operado o 'metrobus', fonte oficial da autarquia respondeu apenas que a operação decorrerá "de acordo com o resultado do procedimento concursal que está a ser preparado", pela empresa que o vencer.

Já sobre se os atuais operadores privados de transporte rodoviário de passageiros, que operam sob uma licença provisória até ao dia 3 de dezembro, poderão continuar a utilizar a estrada após a conclusão das obras, a autarquia respondeu afirmativamente.

"Sem dúvida, respeitando a concessão e dando-lhes até majoração na avaliação de propostas", revelou a Câmara de Gaia.

A autarquia apontou ainda que "a construção do canal de metrobus na EN222 – Avenida D. João II inclui uma segunda fase, que fará a ligação entre os Arcos do Sardão e a rotunda de Avintes".

"Esta fase encontra-se atualmente em fase de lançamento do procedimento para elaboração de projeto, pelo que ainda não é possível avançar datas para a sua concretização", respondeu.

Em agosto de 2019, a Câmara de Vila Nova de Gaia anunciou que ia lançar um concurso internacional para a construção da primeira fase do corredor ‘metrobus’.

O investimento anunciado era de cerca de 3,8 milhões de euros e, de acordo com comunicado da época, o projeto enquadrava-se “na requalificação e reordenação total daquela avenida [Avenida Vasco da Gama], um eixo viário municipal estruturante que liga diversas freguesias e se afigura como uma das vias mais importantes no panorama viário concelhio”.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.