'Metrobus' em Gaia. Concurso público para operadores na EN222 em fase de preparação

'Metrobus' em Gaia. Concurso público para operadores na EN222 em fase de preparação
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, está a preparar um concurso público para a operação do 'metrobus' na Estrada Nacional 222, cujo arranque está previsto para o final de maio, adiantou a autarquia.

Numa resposta a questões da agência Lusa, a câmara liderada por Eduardo Vítor Rodrigues (PS) adiantou que "o término da obra está previsto para daqui a aproximadamente dois meses e meio, e logo após esta finalização o serviço deverá entrar em funcionamento".

Em causa está a primeira fase do 'metrobus' da Estrada Nacional 222 (EN222), também conhecida como Avenida Vasco da Gama, "entre a Avenida D. João II e os Arcos do Sardão".

Questionada sobre em que moldes será operado o 'metrobus', fonte oficial da autarquia respondeu apenas que a operação decorrerá "de acordo com o resultado do procedimento concursal que está a ser preparado", pela empresa que o vencer.

Já sobre se os atuais operadores privados de transporte rodoviário de passageiros, que operam sob uma licença provisória até ao dia 3 de dezembro, poderão continuar a utilizar a estrada após a conclusão das obras, a autarquia respondeu afirmativamente.

"Sem dúvida, respeitando a concessão e dando-lhes até majoração na avaliação de propostas", revelou a Câmara de Gaia.

A autarquia apontou ainda que "a construção do canal de metrobus na EN222 – Avenida D. João II inclui uma segunda fase, que fará a ligação entre os Arcos do Sardão e a rotunda de Avintes".

"Esta fase encontra-se atualmente em fase de lançamento do procedimento para elaboração de projeto, pelo que ainda não é possível avançar datas para a sua concretização", respondeu.

Em agosto de 2019, a Câmara de Vila Nova de Gaia anunciou que ia lançar um concurso internacional para a construção da primeira fase do corredor ‘metrobus’.

O investimento anunciado era de cerca de 3,8 milhões de euros e, de acordo com comunicado da época, o projeto enquadrava-se “na requalificação e reordenação total daquela avenida [Avenida Vasco da Gama], um eixo viário municipal estruturante que liga diversas freguesias e se afigura como uma das vias mais importantes no panorama viário concelhio”.

+ notícias: Norte

Vai nascer uma “vila dentro da cidade” de Matosinhos

Está em discussão pública um projeto imobiliário da Mota-Engil que contempla a urbanização de 27 hectares entre Perafita e Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos. O projeto de nome “OPO City” está, de acordo com o Jornal de Notícias, em discussão pública até oito de maio e contempla terrenos circunscritos a uma área composta pela Avenida Vasco Graça Moura, a Avenida Arquitecto Fernando Távora, a Rua Tir e a Estrada Nacional n.º 107.

Marco de Canaveses inaugura parque urbano com 14 mil metros quadrados

A Câmara de Marco de Canaveses, no distrito do Porto, vai inaugurar no dia 25 de abril um novo parque verde no centro da cidade, com 14.000 metros quadrados, informou hoje o município.

Jovem de 17 anos fica em prisão preventiva por cometer vários crimes em Chaves

Uma jovem de 17 anos ficou sujeita à medida de coação de prisão preventiva, sendo colocada em centro educativo em regime fechado, depois de detida pela PSP de Chaves por roubo, perseguição e ofensas à integridade física qualificada.