Metro do Porto: Custos da obra da Linha Rubi vão derrapar
Porto Canal
Os custos da obra da Linha Rubi do metro do Porto e uma nova ponte vão derrapar e os 299 milhões de euros inicialmente previstos tornam-se insuficientes.
Tal como noticiou o ‘Jornal de Notícias’, o valor a assegurado a fundo perdido pelo Plano de Recuperação e Resiliência irá ser revisto, mas o Governo acautela que os custos vão ser assegurados pela tutela.
Relativamente aos prazos, o secretário de Estado da Mobilidade Urbana adiantou ao ‘Jornal de Notícias’ que espera que “até ao final do primeiro semestre de 2026” a obra entre em operação.
De referir que a primeira data de iniciação da obra era o início de 2026.
Para a derrapagem do valor inicial previsto, o governante explica que em causa está o “aumento de custos que todos conhecemos”. Dessa forma, “terá de ser revisto em alta e acautelaremos o financiamento necessário para esse efeito”, garantiu Jorge Delgado.
Também esta semana, o Ministério do Ambiente confirmou que o custo das obras nas linhas Rosa e Amarela do Metro do Porto aumentou 29% e 30%, cerca de 84 milhões de euros. O custo inicial rondava os 98,9 milhões de euros na Linha Amarela e 189 milhões de euros na Linha Rosa. Com os aumentos conhecidos na passada segunda-feira, a quantia cresce cerca de 84 milhões de euros.