‘Limpeza’ de tendas na Pasteleira dificulta acompanhamento social no Porto

‘Limpeza’ de tendas na Pasteleira dificulta acompanhamento social no Porto
| Norte
Maria Abrantes

O desmantelamento das tendas, na zona da Pasteleira, no Porto, que aconteceu no início de janeiro, levou a que as pessoas se encontrassem “numa situação de bastante destruturação”.

Quem o diz é a coordenadora técnica do programa de consumo vigiado do município do Porto, Diana Castro, à margem de uma visita às instalações da sala de consumo assistido, aberta à comunicação social.

De acordo com a coordenadora, a ação levada a cabo pela autarquia do Porto, fez aumentar a procura pela resposta dada na sala de consumo vigiado, especialmente no que diz respeito a apoios suplementares, como disponibilização de roupas e cobertores.

Mas, a ação de limpeza, que teve como objetivo atenuar o consumo de estupefacientes em espaço público, pode ter colocado em risco algumas das pessoas que estavam já “sinalizadas naquele local e que eram acompanhadas no ponto de vista de toma observada de medicação e era muito importante, por uma questão de saúde pública, garantir que essas pessoas não abandonavam os tratamentos”.

Situação que obrigou a equipa de técnicos a um esforço adicional na zona circundante dos bairros da Pasteleira e Pinheiro Torres “para garantir que não havia abandono” ao nível de terapêutica.

Autarquia do Porto insiste na criminalização do consumo a ‘céu aberto’

“Este é um problema complexo, não vale a pena escondê-lo e exige respostas integradas de muitas entidades e o município do Porto tem estado à altura de dar muitas respostas”, insiste Catarina Araújo, vereadora com o pelouro da Saúde e Qualidade de Vida da Câmara do Porto, que volta a destacar o orçamento alocado ao funcionamento da sala de consumo vigiado, que ronda os 650 mil euros.

Confrontada pelos jornalistas, à margem da primeira visita oficial da autarquia ao equipamento instalado junto ao bairro Pinheiro Torres, a vereadora reitera que a lei atual não garante um conjunto obrigatório de direitos e garantias.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.