Governo diz que constrangimentos no Porto de Leixões devem ficar hoje resolvidos

Governo diz que constrangimentos no Porto de Leixões devem ficar hoje resolvidos
Foto: Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

O Governo da República garantiu ao executivo madeirense que a situação do Porto de Leixões, que afeta o abastecimento das regiões autónomas, deverá ficar resolvida até esta sexta-feira de manhã.

Na quinta-feira, o Governo Regional da Madeira (PSD/CDS-PP) pediu ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, para que seja encontrada uma solução urgente para desbloquear o despacho e a entrada de carga nos navios no porto de Leixões, alertando que pode estar em causa uma rutura na cadeia de abastecimento.

Entretanto, na quinta-feira à noite, a Secretaria Regional da Economia da Madeira emitiu um comunicado, adiantando que os ministros das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, asseguraram a resolução da situação até esta sexta-feira de manhã.

“Nas conversações que José Manuel Rodrigues [secretário regional da Economia] teve esta tarde com os dois governantes ficou vincado que o Governo da República está a desenvolver todos os esforços para que a Madeira e os Açores não fiquem prejudicados pelos condicionalismos que ocorrem no porto de Leixões, devido à introdução de um novo sistema informático que está a atrasar o despacho e a entrada de contentores”, lê-se na nota.

Na mensagem enviada na quinta-feira a Luís Montenegro, o governo madeirense alertou para o impacto negativo da entrada em vigor do novo sistema informático que está a bloquear o desalfandegamento de mercadorias, salientando que, se a situação não ficar resolvida até esta sexta-feira de manhã, “haverá problemas graves no transporte de mercadorias para a Madeira e para os Açores”.

+ notícias: Norte

FC Porto: O Homem na Arena

André Villas-Boas assina mais um editorial da revista Dragões

Doentes urgentes com espera superior a 12 horas no hospital de Matosinhos

Os doentes classificados como urgentes no hospital de Matosinhos esperavam ao início da manhã desta sexta-feira mais de 12 horas para primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Autarcas da Região de Aveiro apoiam candidatura de Ribau Esteves à CCDR do Centro

Os presidentes de câmara da Região de Aveiro decidiram, por unanimidade, apoiar a candidatura de Ribau Esteves à presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), revelou esta sexta-feira fonte intermunicipal.