Modelo de organização das maternidades. Pizarro tem “absoluta confiança no trabalho da direção executiva do SNS"

| Porto
Porto Canal

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou, esta sexta-feira, as novas instalações do Centro de Mama do Centro Hospitalar Universitário de São João. Já depois da inauguração, Manuel Pizarro salientou que Portugal tem um enorme sucesso no que diz respeito ao tratamento do cancro da mama. “Em 2022, atingimos 98% das pessoas que foram convocadas vieram ao rastreio”, frisou o ministro a cargo da pasta da Saúde.

O ministro garantiu ainda que “seguramente até ao final de 2024, estarão organizados projetos-piloto com acompanhamento técnico-científico particular”, visto que estão em áreas de inovação.

Relativamente ao modelo de organização das maternidades, o ministro da Saúde garantiu que tem “absoluta confiança no trabalho que a direção executiva do SNS está a fazer”.

“O que estas instalações trazem de novo, principalmente, é um aumento da qualidade no atendimento e no conforto para utentes e profissionais. Vamos ter mais gabinetes de trabalho pelo que poderemos fazer mais consultas”, disse o diretor do Centro de Mama do CHUSJ, José Luís Fougo.

O Centro de Mama do São João fez, em 2022, 14 mil consultas.

José Luís Fougo destacou que não existe atualmente lista de espera.

Em declarações aos jornalistas após uma visita do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, o diretor adiantou que o hospital está a trabalhar para que seja possível abrir o novo centro de manhã e de tarde, bem como para “diversificar a oferta”, nomeadamente oferecendo consultas de cirurgia plástica.

O Centro de Mama do CHUSJ funcionou em contentores desde 2008.

Ao todo, a equipa conta com 48 profissionais, desde médicos de várias especialidades, como oncologistas cirúrgicos e radiologistas, enfermeiros, assistentes operacionais, técnicos e profissionais ligados à genética e anatomia patologica.

No que diz respeito a ganhos em tecnologia, José Luís Fougo adiantou que está à espera da instalação de um segundo mamografo.

O investimento nestas novas instalações foi de 395 mil euros.

+ notícias: Porto

Reabilitação da Ponte da Arrábida vai custar 5,5 milhões de euros

A reabilitação da face interior do tabuleiro e pilares da Ponte da Arrábida, que une o Porto e Vila Nova de Gaia, custará até 5,5 milhões de euros à Infraestruturas de Portugal (IP), segundo um despacho esta quinta-feira publicado.

Funicular dos Guindais vai continuar encerrado

Desativado a 6 de novembro de 2023, para obras de manutenção que estariam concluídas no primeiro trimestre de 2024, o funicular dos Guindais ainda não tem data prevista para voltar a circular pela escarpa que lhe deu nome.

Nova fase das obras do 'metrobus' entre Boavista e Marechal arranca segunda-feira

A nova fase das obras do 'metrobus' do Porto entre as avenidas da Boavista e Marechal Gomes da Costa arranca na próxima segunda-feira, divulgou hoje a Metro do Porto.