Há crateras a nascer no centro do Porto. O que são?
Porto Canal
Na sabedoria popular diz-se que se furarmos um poço sem fim, vamos parar à China. No outro lado do mundo. No Porto há vários poços, ou buracos, que neste momento criam a ilusão de infinito para quem olha para eles.
As obras do Metro do Porto estão a mudar o centro da cidade com a abertura de vários poços de ventilação e emergência das novas linhas que prometem mais mobilidade à cidade.
Poço de Ventilação - Cordoaria - Porto
Na planta de usos de subsolo do impacte ambiental da linha circular - troço Liberdade / S. Bento - Boavista / Casa da Música mostra a existência de cinco poços, três de Ventilação e Emergência, sendo que dois deles servirão para ataque à execução dos túneis mineiros, e dois poços de emergência, sendo que um deles está equipado com o poço de bombagem.
Estudo de Impacte Ambiental - Linha Circular - Troço Liberdade / S. Bento-Boavista / Casa da Música
Poço de Ventilação - Largo de Ferreira Lapa - Porto
Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, apesar de ser favorável às obras de expansão do Metro já mostrou o desagrado pelos atrasos nas obras, nomeadamente na Linha Rosa, de onde fazem parte os novos poços de ventilação.
Poço de Ventilação - Rua Miguel Bombarda - Porto
Para além do impacto visual destes poços, a abertura destes túneis já gerou o descontentamento e espanto dos moradores e turistas da cidade do Porto já que o uso de explosivos, para abrir estes túneis, é comum e causam um ruído quase de guerra nas zonas intervencionadas.
A linha Rosa, que ligará S. Bento à Casa da Música, com estações no Hospital Santo António e Galiza, tem previsão de abertura no final do ano de 2024.