Foi como "pôr um filho cá fora". Metro do Porto nasceu há 20 anos 

| Norte
Porto Canal

A primeira linha do Metro do Porto foi inaugurada há 20 anos, no dia 7 de dezembro de 2002. O primeiro troço de doze quilómetros ligava as estações da Trindade ao Senhor de Matosinhos. Ermelinda Costa já trabalhava na Metro há oito anos quando as carruagens começaram a circular na cidade do Porto.

Ermelinda Costa lembra-se de todos os pormenores, ainda antes das carruagens começarem a circular. Foi no estaleiro da Trindade que aplaudiu a chegada da “Micas”, a tuneladora que escavou o primeiro túnel do metro. “Ver uma Micas a furar a pedra, foi lindo de se ver. O furar das pedras, a terra a abrir…é quase como por um filho cá fora”, conta.

Ermelinda Costa Almeida trabalha na Metro do Porto há 28 anos, altura em que foi fundada a empresa de transportes. A funcionária do departamento financeiro faz parte da fundação da empresa de transportes que começou a trilhar os percursos do metro do Porto no dia 7 de dezembro de 2002.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.