Foi como "pôr um filho cá fora". Metro do Porto nasceu há 20 anos 

| Norte
Porto Canal

A primeira linha do Metro do Porto foi inaugurada há 20 anos, no dia 7 de dezembro de 2002. O primeiro troço de doze quilómetros ligava as estações da Trindade ao Senhor de Matosinhos. Ermelinda Costa já trabalhava na Metro há oito anos quando as carruagens começaram a circular na cidade do Porto.

Ermelinda Costa lembra-se de todos os pormenores, ainda antes das carruagens começarem a circular. Foi no estaleiro da Trindade que aplaudiu a chegada da “Micas”, a tuneladora que escavou o primeiro túnel do metro. “Ver uma Micas a furar a pedra, foi lindo de se ver. O furar das pedras, a terra a abrir…é quase como por um filho cá fora”, conta.

Ermelinda Costa Almeida trabalha na Metro do Porto há 28 anos, altura em que foi fundada a empresa de transportes. A funcionária do departamento financeiro faz parte da fundação da empresa de transportes que começou a trilhar os percursos do metro do Porto no dia 7 de dezembro de 2002.

+ notícias: Norte

Jovem é detido em Gondomar por violência doméstica

Um homem, com 28 anos, foi detido por violência doméstica, no concelho de Gondomar. O incidente envolveu o uso de uma arma branca.

Projeto para reduzir a pegada carbónica foi implementado em Braga

No âmbito do projeto europeu PSLifestyle, A DECO e a Câmara de Braga apresentaram esta quinta-feira uma nova aplicação digital que permite às pessoas calcular a quantidade de emissões de carbono que geram e receber dicas sobre como reduzi-las, através de pequenas mudanças nos seus hábitos diários.

Navio com tripulante morto há 15 dias atraca em Leixões 

Um navio graneleiro, com bandeira de Singapura, atracou esta quinta-feira no porto de Leixões, distrito do Porto, com o corpo de um tripulante, de 42 anos, que morreu a bordo, adiantou à Lusa fonte da Autoridade Marítima Nacional (AMN).