Metro até à Trofa e São Mamede? Novas linhas estão protocoladas com o Governo

| Norte
Porto Canal

Mais de dez anos depois de ter feito parte dos planos para a extensão da rede do metro do Porto, a linha para a Trofa volta a estar no papel. O traçado, prometido em 2008, foi protocolado com o Governo e faz parte dos planos de investimento para o futuro do metro. O projeto está em fase de estudo e contempla ainda novas linhas para Gondomar, São Mamede e Maia.

Numa entrevista ao Porto Canal, Tiago Braga, Presidente da Metro do Porto, confirma que estão a ser estudados traçados para Gondomar, São Mamede, Trofa e Maia e fala ainda na continuação da linha circular até à Asprela, no Porto.

“Estamos a fazer traçados, estamos a fazer ensaios geotécnicos. Este é um processo que leva meses, são milhares de horas de trabalho de centenas de pessoas. Temos estado a trabalhar em paralelo com as linhas que já estão a avançar no terreno e estamos a ganhar maturidade para avançar com novos projetos como a linha da Trofa”, explica.

Tiago Braga é presidente da Metro do Porto há três anos, altura em que já estavam a decorrer os trabalhos para a atual expansão da rede do metro do Porto. O responsável pela empresa de transportes, em grande entrevista sobre os 20 anos da inauguração da primeira linha, fala da conclusão da empreitada da Linha Rosa para o final de 2025 e diz que a pré-operação da Linha Rubi se inicia no início de 2027.

+ notícias: Norte

Andar “à guna” no metro é prática recorrente no Porto

Ao que parece, o fenómeno, noticiado esta manhã pelo Porto Canal, em que duas jovens andavam perigosamente à boleia do metro, do lado de fora, é mais comum do que o que se pode pensar.

Jovem e criança de três anos feridos após colisão na A4 em Paredes

Um acidente entre dois carros na A4, no sentido Porto, junto à saída para Paredes, resultou em dois feridos. Um deles, uma jovem de 23 anos, foi transportada para o Hospital de Penafiel. O outro ferido, uma criança de três anos, foi socorrida no local. Ambos sofreram ferimentos ligeiros.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.