Metro do Porto: Nova Oficina para manutenção de carruagens nasce em Vila d'Este

Metro do Porto: Nova Oficina para manutenção de carruagens nasce em Vila d'Este
| Norte
Porto Canal

Tiago Braga, Presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, e Nuno Aleluia, Diretor de operações da empresa, garantiram, em entrevista ao Porto Canal, que está a ser instalado um novo Parque de Material e Oficinas (PMO) em Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia. A infraestrutura é um importante reforço para as novas carruagens que vão chegar, provenientes da China. 

O novo espaço terá capacidade para receber até 32 veículos em manutenção, garantiram os responsáveis, não adiantando, no entanto, se o espaço funcionará em coordenação com a CP (Comboios de Portugal), à semelhança do PMO já existente em Guifões. 

Assim, a infraestrutura que está a nascer, no âmbito da extensão da linha Amarela (D) do Metro do Porto para Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia, servirá "para aumentar a capacidade e aumentar a eficiência, nomeadamente energética, melhorarando o indicador de kms em vazio, estando previsto funcionar para aparcamento do material circulante das linhas Rosa, Rubi e Amarela".

O PMO, atualmente em construção, ficará situado entre as futuras estações do Hospital Santos Silva e Vila d'Este, parte da extensão que também inclui a estação Manuel Leão, à qual o metro chegará vindo da atual estação de Santo Ovídio, através de um viaduto. 

A empresa assegurou ainda que "não" sairá das atuais instalações no concelho de Matosinhos, e que "o Parque de Material e Oficinas de Vilar de Andorinho será complementar ao que existe em Guifões".

As obras de prolongamento da Linha Amarela (em Vila Nova de Gaia) e a construção da Linha Rosa (no Porto, entre São Bento e Casa da Música) representam no total um acréscimo de seis quilómetros e sete estações à rede de metro do Porto e um investimento total superior a 400 milhões de euros.

De recordar que a metro do Porto adquiriu 18 novas composições, que foram compradas à empresa chinesa China Railway Rolling Stock Corp. Cada carruagem tem capacidade para 334 passageiros e atinge 80km/h.

+ notícias: Norte

Chuvas fortes de janeiro causaram 5ME de prejuízos em espaços privados de Gaia

O mau tempo do início de janeiro causou prejuízos de mais de cinco milhões de euros em casas e comércios de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, adiantou esta segunda-feira o presidente da câmara municipal.

Bar do Porto reconhece “falha” após episódio de homofobia

O responsável pelo estabelecimento ‘Maus Hábitos’ reconhece que se tratou de uma “falha grave”. Depois de um grupo de jovens ter sido agredido, esta sexta-feira à noite, depois de vários comentários homofóbicos, o responsável pelo espaço diz que se tratou de “um erro” o facto de terem sido expulsos todos os envolvidos, “deixando assim as vítimas vulneráveis”.

Saiu em Famalicão a nova raspadinha de 77.777 euros

Uma raspadinha com 77.777 euros foi adquirida por um apostador no "Quiosque Central e Pão Quente O Guedes", de Cabeçudos, em Famalicão.