“A carta já está escrita e já seguiu”. Metro do Porto responde à autarquia sobre os atrasos nas obras da Linha Rosa

| Porto
Porto Canal

O presidente da Metro do Porto tinha anunciado que iria responder ao autarca da cidade por carta e a missiva, garante Tiago Braga ao Porto Canal, já foi enviada. 

De acordo com o presidente do conselho de administração da Metro do Porto, os trabalhos estão atrasados devido à geografia e história da cidade. “Desenvolver uma obra desta natureza, uma obra geotécnica, num contexto como a cidade do Porto, como outras cidades, é uma cidade com história, com camadas e camadas de história, que tem questões arqueológicas, que tem questões de cadastros antigos, portanto é sempre muito complexo.”

Tiago Braga já havia anunciado que a obra estaria terminada a 31 de dezembro de 2024. Em declarações ao Porto Canal reiterou que o prazo se mantém inalterado. “Isto é um processo longo, tem diversas dimensões, e nós se queremos mesmo começar a operação comercial no final do primeiro trimestre de 2025, início do segundo trimestre, estamos a falar de março ou abril, portanto é a nossa janela. Isso significa que a 31 de dezembro de 2024 o empreiteiro tem de dizer: está aqui a chave, podem começar os ensaios da pré-operação.”

“Foi esse o compromisso que deixei ao autarca no sentido de deixar à cidade e aos cidadãos, que é um compromisso que publicamente temos vindo sempre a reiterar e a assumir”, afirma o presidente da Metro do Porto.

A resposta acontece depois de o presidente da Câmara do Porto ter enviado uma missiva à empresa, a 10 de novembro, a recusar o arranque da empreitada da Linha Rubi enquanto não terminassem os trabalhos da Linha Rosa.

Rui Moreira e Tiago Braga estiveram, nesta terça-feira, reunidos com o secretário de Estado da mobilidade Urbana, Jorge Delgado. No final do encontro o secretário de Estado garantiu que as relações entre o Governo e a Câmara da Invicta estão “muito boas, sem prejuízo de existirem, às vezes, alguns problemas que têm de ser resolvidos”.

+ notícias: Porto

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Atropela homem no Porto depois de lhe serem negadas bebidas num bar

Aconteceu na rua D. João IV, no Porto, na madrugada desta quinta-feira. Um homem de aproximadamente 30 anos ficou ferido com gravidade após ter sido intencionalmente atropelado. A notícia está a ser avançada pelo Correio da Manhã.