Governo quer reabrir Linha de Leixões e evitar fracasso de 2009

| Norte
Porto Canal / Agências

O secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, disse, esta sexta-feira, que o Governo quer reabrir a Linha de Leixões, conforme reivindicado pelas empresas da região, mas sem "fracassar", como sucedeu na reabertura de 2009, sem ligações ao metro.

"Nós temos a intenção de reativar o transporte de passageiros da Linha de Leixões, isso não tem qualquer dúvida. A única questão que se coloca é que da última vez que se reativou o transporte de passageiros na Linha de Leixões, que foi em 2009, não foi bem sucedido", disse hoje aos jornalistas, no Porto, Frederico Francisco.

O governante falava à margem da conferência "Portugal e a Alta Velocidade Ferroviária", que decorreu hoje na Sede da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, no Porto, co-organizada com a Ordem dos Economistas.

Na quinta-feira, várias empresas localizadas na Via Norte, troço que atravessa os concelhos do Porto, Maia e Matosinhos,no distrito do Porto, enviaram uma carta aberta ao ministro das Infraestruturas pedindo a reativação da Linha de Leixões, potenciando também ligações à rede de metro.

"Aquilo que nós estamos a avaliar é aquilo que nós conseguimos fazer no curto prazo, se aquilo que conseguimos fazer no curto prazo é suficientemente bom para que não volte a fracassar como fracassou em 2009", disse hoje Frederico Francisco aos jornalistas.

Para o governante, o objetivo é que quando o serviço volte a Leixões, no concelho de Matosinhos, seja "bem sucedido" e venha "para ficar".

Questionado sobre se seria possível avançar para a reabertura sem os interfaces com o Metro do Porto, Frederico Francisco admitiu que, "do ponto de vista técnico, é", mas a questão prende-se com o ativar um serviço que um ou dois anos depois esteja a "transportar poucas centenas de passageiros por dia, como aconteceu em 2009 e 2010".

"Nós ainda não temos os resultados dos estudos que nos permitem dizer se é assim ou não", concluiu, não se comprometendo com prazos.

A reabertura da Linha de Leixões está prevista no Plano Ferroviário Nacional, coordenado pelo hoje secretário de Estado, compreendendo as atuais estações de São Gemil, São Mamede de Infesta, Leça do Balio e Leixões, mas criando também interfaces com o Metro do Porto no Hospital de São João - Asprela (Linha Amarela), Araújo (Linha Verde), Esposade - Guifões (Linhas Vermelha e Violeta) e Leixões (Linha Azul).

+ notícias: Norte

Linha ferroviária do Norte cortada após corpo ser encontrado em apeadeiro em Aveiro

A circulação de comboios na Linha do Norte está cortada no sentido Sul-Norte devido à presença de um cadáver na estação de Avanca, no distrito de Aveiro, disse à Lusa fonte da GNR.

Associação contesta posição de Pinto Luz sobre reabertura total da Linha do Douro

A Associação Vale d'Ouro contestou este domingo as declarações do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, que não considerou prioritária a reabertura da Linha do Douro até Barca d'Alva, lamentando o "profundo desconhecimento" sobre aquela ferrovia.

Braga vai transformar antiga escola em centro de acolhimento de migrantes por 1,4 milhões de euros

A empresa municipal de habitação de Braga lançou um concurso público, por 1,4 milhões de euros, para a transformação da antiga escola primária de Celeirós em centro de acolhimento de migrantes, segundo anúncio publicado esta segunda-feira em Diário da República.