Jornada Mundial da Juventude. Costa diz que é "um grande projeto internacional", apontando que orçamento global é conhecido

Jornada Mundial da Juventude. Costa diz que é "um grande projeto internacional", apontando que orçamento global é conhecido
| País
Porto Canal

António Costa está, esta quarta-feira, em Castelo Branco no decorrer da iniciativa 'Governo Mais Próximo'. Interpelado pelos jornalistas sobre o altar-palco das Jornada Mundial da Juventude (JMJ), cujo valor ascende aos 4 milhões de euros, o primeiro-ministro não aprofundou o caso, que tem gerado polémica, realçando que "Portugal não é Lisboa". Ainda assim, o líder do executivo frisou que se trata de "um grande projeto internacional, que mobiliza todo o país". 

"O que é importante hoje é centrar aqui em Castelo Branco", referiu o primeiro-ministro, focando a sua atenção no interior do país. 

Ainda assim, António Costa sublinhou que este é grande projeto internacional, que mobiliza todo o país, acrescentando que a distribuição "entre aquilo que é comparticipado pelo Estado e aquilo que é por outras entidades" já está acordado.

Recorde-se que a Câmara de Lisboa celebrou, a 13 de janeiro, um contrato por ajuste direto no valor de 4 milhões e 240 mil euros para a construção do Altar-Palco no Parque Tejo-Trancão, no âmbito das Jornada Mundial da Juventude. O valor supera o limite legalmente previsto para ajustes diretos, mas uma excepção à lei incluída no Orçamento do Estado para 2023, que visa única e exclusivamente os contratos celebrados no âmbito da JMJ, permite.

O vice-presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, disse que o palco terá capacidade para mais de 2 mil pessoas. Entre eles mil bispos, o coro e a orquestra. O palco será elevado a nove metros do chão para ser visível em todo o terreno, com cerca de 100 hectares.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.