Jornada Mundial da Juventude. Costa diz que é "um grande projeto internacional", apontando que orçamento global é conhecido

Jornada Mundial da Juventude. Costa diz que é "um grande projeto internacional", apontando que orçamento global é conhecido
| País
Porto Canal

António Costa está, esta quarta-feira, em Castelo Branco no decorrer da iniciativa 'Governo Mais Próximo'. Interpelado pelos jornalistas sobre o altar-palco das Jornada Mundial da Juventude (JMJ), cujo valor ascende aos 4 milhões de euros, o primeiro-ministro não aprofundou o caso, que tem gerado polémica, realçando que "Portugal não é Lisboa". Ainda assim, o líder do executivo frisou que se trata de "um grande projeto internacional, que mobiliza todo o país". 

"O que é importante hoje é centrar aqui em Castelo Branco", referiu o primeiro-ministro, focando a sua atenção no interior do país. 

Ainda assim, António Costa sublinhou que este é grande projeto internacional, que mobiliza todo o país, acrescentando que a distribuição "entre aquilo que é comparticipado pelo Estado e aquilo que é por outras entidades" já está acordado.

Recorde-se que a Câmara de Lisboa celebrou, a 13 de janeiro, um contrato por ajuste direto no valor de 4 milhões e 240 mil euros para a construção do Altar-Palco no Parque Tejo-Trancão, no âmbito das Jornada Mundial da Juventude. O valor supera o limite legalmente previsto para ajustes diretos, mas uma excepção à lei incluída no Orçamento do Estado para 2023, que visa única e exclusivamente os contratos celebrados no âmbito da JMJ, permite.

O vice-presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, disse que o palco terá capacidade para mais de 2 mil pessoas. Entre eles mil bispos, o coro e a orquestra. O palco será elevado a nove metros do chão para ser visível em todo o terreno, com cerca de 100 hectares.

+ notícias: País

Equipas de sapadores florestais vão ter apoio anual de mais de 10 mil euros

Os sapadores florestais vão ter mais apoio, passando de 45 mil euros anuais por equipa para 55 mil euros, nomeadamente devido à inflação, anunciou o Governo esta quinta-feira.

Governo aprova alterações às condições de conclusão do ensino secundário

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira as alterações às condições de conclusão do ensino secundário, que já tinham sido anunciadas e que irão entrar em vigor de forma progressiva a partir do próximo ano letivo.

Ministro da Saúde assegura que DGS está em plenas funções

O ministro da Saúde assegurou esta quinta-feira, um dia depois de o subdiretor-geral da Saúde ter apresentado a demissão, que a DGS está em “plenas funções” e que o concurso para o novo diretor-geral da Saúde deverá abrir nos “próximos dias”.