Gaia. Nova linha de metro suprime rotundas e cria ciclovias

Gaia. Nova linha de metro suprime rotundas e cria ciclovias
| Porto
Porto Canal / Agências

O projeto da construção da Linha Rubi do Metro do Porto prevê a reformulação da VL8, em Gaia, que inclui a supressão das rotundas na via e a criação de ciclovias entre a rotunda Edgar Cardoso e a Arrábida.

"As ciclovias e passeios previstos para a nova ponte sobre o rio Douro terão continuidade ao longo da VL8 (Avenida Eng.º Edgar Cardoso), possibilitando o acesso ao Arrábida Shopping e à rede viária envolvente, sendo prevista a construção de uma passagem pedonal superior sobre a VL8 que garantirá estas acessibilidades", pode ler-se nos documentos do projeto da Linha Rubi, consultados pela Lusa, que ainda poderão ser alterados no âmbito do concurso público, que a Metro do Porto prevê lançar em 17 de março.

Em causa está o trajeto do metro da futura Linha Rubi entre as estações Arrábida e Rotunda, em Vila Nova de Gaia, parcialmente relvado, cujo projeto de novembro de 2022 prevê a a supressão das duas atuais rotundas na VL8 e criação de duas novas, sob a via do metro.

A Linha Rubi, que custará 299 milhões de euros, é integralmente financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a fundo perdido, e ligará o Porto e Gaia entre as estações da Casa da Música e Santo Ovídio, implicando a construção de uma nova travessia sobre o rio Douro, devendo estar concluída no final de 2025.

Vindo da ponte, o metro segue por um novo viaduto sobre o qual será construída a nova rotunda da Arrábida, próxima às atuais estações de serviço da Galp e que ligará o trânsito à autoestrada, à Afurada e às imediações do Arrábida Shopping.

Mais à frente, "com a implementação do corredor do metro, que se pretende ter o menor número possível de atravessamentos", a primeira rotunda na atual configuração da VL8, que liga à Rua 28 de Janeiro e vias laterais, "foi anulada, tendo sido criada uma rotunda sob o Viaduto A [já existente]" na Avenida Mestre José Rodrigues, a via que segue para o rio Douro junto ao estádio do Candal.

Entre a nova rotunda e a Rua Rei Ramiro, a plataforma do viaduto será "reformulada de modo a integrar o corredor do metro", e "os acessos aos postos de abastecimento de combustível existentes nos dois lados da avenida serão mantidos".

A atual rotunda da Rua Rei Ramiro também será suprimida, "sendo o atravessamento da VL8 assegurado através da construção de uma passagem inferior que ligará a Rua António Gustavo Moreira, a poente, com a Rua Rei Ramiro, a nascente".

Mais à frente, a caminho das Devesas, também "a Rua André de Castro será prolongada até à Rua José Falcão, passando em passagem desnivelada por baixo da VL8".

"A reformulação do traçado rodoviário termina na rotunda Eng.º Edgar Cardoso", que "passará a ter uma única coroa de circulação com quatro vias".

Nos desenhos consultados pela Lusa é também possível observar que estão previstas ciclovias dos dois lados da VL8, entrando também na estação Rotunda, que receberá o metro numa cota abaixo da rodovia.

O anteprojeto de arquitetura da ponte da Linha Rubi já apontava para "um passeio de trânsito pedonal e ciclável" no trajeto a partir da entrada da travessia em Vila Nova de Gaia.

Apesar de ter sido abandonada a "proposta de criação de uma praça elevada panorâmica sobre o rio", foi abraçada a "ideia de um espaço amplo de praça e de miradouro com ligação pedonal e ciclável à encosta".

A VL8 "deverá ser ladeada, pelo menos, do lado da encosta por um perfil de passeio público ciclável, assumindo o seu desígnio urbano e a sua singular vocação panorâmica", pode ler-se no anteprojeto.

"Seria um erro a Via 8 não possuir a ambição de pertencer à cidade, convocando o passeio dos munícipes de Gaia", aponta o anteprojeto assinado por José Carlos Nunes de Oliveira.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto distingue 75 alunos “de excelência”

A Câmara do Porto distinguiu 75 alunos no âmbito da 15ª edição do Prémio de Mérito Escolar Rumo à Excelência. Os estudantes em questão foram reconhecidos tendo em conta os resultados obtidos nos variados níveis de ensino, ou seja, do 1º ciclo ao ensino secundário e profissional.

Profissionais de educação recebidos em apoteose no Aeroporto do Porto

Os cerca de 50 profissionais da educação, que foram ao Parlamento Europeu pedir melhores condições de trabalho, foram recebidos, esta tarde, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro por dezenas de professores.

Greta K dá entrada no Porto de Leixões ao fim de seis dias

O Navio Greta K já deu entrada no Porto de Leixões ao fim de seis dias. O navio-tanque incendiou-se ao largo do Porto no dia 21.