Obras Metro do Porto. Novo túnel da Linha Rosa já atingiu a marca dos 100 metros

Obras Metro do Porto. Novo túnel da Linha Rosa já atingiu a marca dos 100 metros
Metro do Porto
| Porto
Porto Canal

A Metro do Porto divulgou novas imagens dos avanços das obras na Praça da Liberdade, no Porto. Em causa a construção da Linha Rosa, que se traduz num novo trajeto no Porto entre a zona de S. Bento/Praça da Liberdade e a Casa da Música, empreitada que arrancou no dia 29 de março de 2022.

De acordo com informações reiteradas pela empresa, os trabalhos de construção da futura estação do Hospital de Santo António prosseguem a grande velocidade, tendo sido já escavados mais de 100 metros no túnel que ligará este local à Praça da Liberdade.

 

Porto Canal

As novas imagens das obras da linha Rosa, junto ao Hospital de Santo António (foto: Metro do Porto)

Porto Canal

As novas imagens das obras da linha Rosa, junto ao Hospital de Santo António (foto: Metro do Porto)

Porto Canal

As novas imagens das obras da linha Rosa, junto ao Hospital de Santo António (foto: Metro do Porto)

Recorde-se que, em declarações ao Porto Canal, em novembro de 2022, Tiago Braga garantiu que a obra da Linha Rosa do metro termina a 31 de dezembro de 2024. O presidente do Conselho de Administração da Metro Porto considerou que o avanço da construção da Linha Rubi não estava em causa, reagindo às críticas apresentadas por Rui Moreira.

O autarca havia avisado, a 10 de novembro, que por risco de "disrupção" da cidade, poderia impedir o avanço de novas frentes de obra, enquanto a empreitada da Linha Rosa não estivesse concluída. A 2 de dezembro de 2022, num extenso documento, a empresa elencou um conjunto de elementos que terão causado os atrasos, bem como “as medidas mitigadoras dos impactos”.

Com quatro novas estações subterrâneas e um percurso em túnel de quase três quilómetros, esta linha tem o cunho de dois prémios Pritzker (considerados o Nobel da Arquitetura), uma vez que Eduardo Souto Moura é o responsável pelos projetos das novas estações, sendo que a de São Bento é assinada em parceria com Álvaro Siza Vieira.

As obras de prolongamento da Linha Amarela e a construção da Linha Rosa representam no total um acréscimo de seis quilómetros e sete estações à rede de metro do Porto e um investimento total superior a 400 milhões de euros.

+ notícias: Porto

O antigo quarteirão da Casa Forte mudou com o Porto

O antigo quarteirão da Casa Forte, no coração do Porto, ganhou o nome da loja da esquina voltada ao Mercado do Bolhão. A emblemática empresa da cidade viria a encerrar em 2004, paradoxalmente o ano da criação da Porto Vivo, Sociedade de Reabilitação Urbana, que lançou as bases da nova vida do quarteirão. Entre projetos, demolições e mudança de promotores imobiliários, só ao fim de quase 20 anos é que o espaço da cidade vai voltar a receber moradores. Numa viagem pela história, que resposta dá à cidade o novo Quarteirão da extinta Casa Forte?

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.