Antigo Matadouro Industrial do Porto. Câmara diz que obras estão a cumprir cronograma

Antigo Matadouro Industrial do Porto. Câmara diz que obras estão a cumprir cronograma
Go Porto
| Porto
Porto Canal / Agências

A obra de reconversão do antigo Matadouro Industrial de Campanhã, no Porto, que arrancou em maio de 2021, está a cumprir o cronograma normal dos trabalhos, afirmou o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto.

Em declarações à agência Lusa, o vereador com o pelouro do Urbanismo, Pedro Baganha, afirmou que está a ser cumprido o “cronograma normal dos trabalhos”.

As máquinas escavadoras da Mota-Engil, empresa a quem foi adjudicado o contrato de reconversão e exploração, entraram a 27 de maio de 2021 no antigo complexo industrial, tendo concentrado os trabalhos na demolição dos elementos em elevado estado de degradação.

A primeira fase das obras terminou em setembro de 2022, com a conclusão das demolições, terraplanagens, limpezas e sondagens, adiantou à época a autarquia numa publicação na sua página oficial.

Citando o CEO da Emerge-Mota Engil, a câmara avançava que a reabilitação dos edifícios existentes e a construção de novos iria, entretanto, arrancar.

"Esta fase vai demorar cerca de dois anos, prevendo-se que, em outubro de 2024, o novo Matadouro já esteja ao serviço de todos", referia o responsável.

Mantendo a "memória histórica e natureza arquitetónica", a reconversão do complexo, desativado há mais de 20 anos, prevê novos espaços empresariais, comerciais, de lazer, de cariz cultural e artístico, mas também espaços destinados à ação social, de acordo com a informação partilhada na página oficial da empresa municipal GO Porto.

De acordo com um parecer da Direção Municipal de Urbanismo, datado 3 de janeiro de 2022 e consultado pela Lusa, o projeto de arquitetura para a obra de ampliação do Matadouro inclui a "demolição do muro que atualmente estabelece a separação com a rua de S. Roque da Lameira, para construção de uma praça pública que posteriormente poderá ser ampliada para sul, em conformidade com a proposta viária prevista no PDM [Plano Diretor Municipal]".

À Lusa, Pedro Baganha afirmou que o projeto inicialmente apresentado já contemplava a demolição do muro que separa o complexo da rua e que a praça, que ficará dentro do perímetro do Matadouro, terá uma utilização pública.

O vereador do Urbanismo disse ainda que a ideia, que está inscrita no PDM desde a sua aprovação em 2021, é, posteriormente, construir uma praça pública com estacionamento subterrâneo nos terrenos da fábrica Invencível e do Parque de Recolha da STCP que será "o prolongamento natural" do espaço que vai ser criado no Matadouro.

"A ideia sempre foi a de abrir o edifício à cidade", garantiu Pedro Baganha.

Dos cerca de 26 mil metros quadrados, a reconversão prevê a utilização de cerca de 20.500 metros quadrados. Destes, 12.500 metros destinam-se a espaço empresarial, a ser explorados pela Mota-Engil, e o restante a espaços a serem explorados pelo município.

O investimento de mais de 40 milhões de euros será integralmente assegurado pela Mota-Engil e no final dos 30 anos da concessão, o equipamento regressa à esfera municipal.

+ notícias: Porto

Dedicado às mulheres e à revolução, festival de cinema Porto Femme começa esta terça-feira

O festival internacional de cinema Porto Femme, que começa esta terça-feira no Porto, dedica parte da programação às mulheres e à revolução, porque para algumas delas “o 25 de Abril demorou a chegar”.

Aprovado programa para reabilitação urbana em Azevedo de Campanhã no Porto

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, com a abstenção da CDU, o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana a desenvolver nos próximos 10 anos em Azevedo Campanhã, na zona oriental da cidade.

IPO do Porto quer criar centro de treino em cirurgia oncológica robótica

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto quer criar, “a médio prazo”, um centro de treino em cirurgia oncológica robótica, disse esta terça-feira o presidente da instituição responsável pelo maior número de cirurgias oncológicas, por ano, no país.