Operação ‘Nascer em segurança no SNS’. Região Norte vai manter todas as maternidades a funcionar no Natal

| Norte
Porto Canal

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) lança, esta quinta-feira, a operação ‘Nascer em segurança no SNS’, com o objetivo de promover a segurança e confiança de grávidas, crianças e profissionais de saúde do SNS.

Perante a identificação de contingências ao normal funcionamento da rede de maternidades no período no período de Natal e Ano Novo “, e de acordo com as recomendações da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos, constituída pelo Despacho n.º 7788/2022, de 17 de junho,” o SNS anunciou em comunicado à imprensa a preparação de uma “resposta articulada a nível regional para este período, garantindo-se a prestação de informação de forma proativa à população para informar sobre as melhores opções em saúde”.

Dessa forma, o SNS divulga esta quinta-feira a organização da rede de obstetrícia para o período de Natal, entre 23 a 25 de dezembro.

De acordo com a informação divulgada, na região norte irão estar a funcionar os 13 blocos de partos de forma interrupta entre 23 e 25 dezembro. Os utentes da região norte podem dirigir-se à ULS Nordeste – Bragança, ao CHTMAD – Vila Real, à 3 ULS Alto Minho – Viana Castelo, ao Hospital Braga – Braga, ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira – Guimarães, ao CH Médio Ave – Vila Nova de Famalicão, ao CHPV/VC – Póvoa Varzim, à ULS Matosinhos – Matosinhos, ao CHTS – Penafiel, ao CHUSJ – Porto, ao CHUP – Porto , ao CHVNG/E – Vila Nova de Gaia e ao CHEDV - Vila da Feira .

No Algarve verifica-se a mesma situação. Todos os blocos de partos vão manter a totalidade em funcionamento. Já em Lisboa e Vale do Tejo haverá a partilha de recursos e fechos alternados.

Na próxima semana, o SNS já garantiu que será publicada a organização das maternidades para o período de Ano Novo.

Veja aqui a lista de maternidades que irão estar em funcionamento.

+ notícias: Norte

Homem ferido com gravidade após ser atropelado por veículo em Oliveira de Azeméis 

Um homem de 62 anos ficou ferido com gravidade, após ter sido atropelado por um veículo ligeiro de passageiros na Estrada Nacional 327 na freguesia de Macieira de Sarnes, pertencente ao município de Oliveira de Azeméis, confirmou ao Porto Canal o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Fajões.

Mulher de 68 anos assaltada e sequestrada em casa em Matosinhos

Uma mulher de 68 anos foi assaltada na própria casa, na manhã deste sábado, em Matosinhos, escreve o Jornal de Notícias. O assaltante terá entrado na habitação quando a idosa estava na feira da Senhora da Hora.

Despiste faz ferido grave em Tondela 

Um despiste na Estrada Municipal 624 na freguesia de Lajeosa do Dão, em Tondela, no distrito de Viseu, provocou um ferido grave, confirmou ao Porto Canal fonte oficial do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.