"Até sempre, Fernando". Jorge Nuno Pinto da Costa despede-se de Fernando Gomes na revista Dragões de dezembro

"Até sempre, Fernando". Jorge Nuno Pinto da Costa despede-se de Fernando Gomes na revista Dragões de dezembro
| Desporto
Porto Canal

O recente desaparecimento de “um grande símbolo” da história do FC Porto “deixou todos mais pobres e cheios de saudades”. Estas são as palavras de Jorge Nuno Pinto da Costa na mais recente revista Dragões a propósito do falecimento de Fernando Gomes.

No editorial que assina na edição de dezembro, o presidente do FC Porto começa por descrever como “fantástico!” um percurso “que todos conhecem”: “Cinco vezes campeão nacional e vencedor de três Taças de Portugal, três Supertaças, uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia. Individualmente, conquistou por duas vezes o troféu de melhor marcador europeu, a Bota de Ouro.”

Mais do que dos triunfos e títulos que o Bibota ajudou a garantir com centenas de remates certeiros, do que Pinto da Costa sente “mesmo falta” é “do convívio” com Gomes. “Foram dezenas de anos a viver e a conviver com uma paixão comum - o FC Porto”, explica alguém que recordará “sempre os golos, as vitórias e os exuberantes festejos” do eterno 9.

“Trocámos centenas de abraços em momentos felizes. Mas há três que recordo e nunca esquecerei”, acrescenta antes de relembrar alguns dos muitos momentos marcantes passados com Fernando Gomes. “O primeiro depois da minha eleição como Presidente, quando me desloquei a Gijón para o fazer regressar ao seu clube de coração”, “o segundo quando o convidei para fazer parte da minha atual Direção” e o “terceiro e último” já no “hospital onde se encontrava” internado - “o mais doloroso” da vida de Jorge Nuno Pinto da Costa.

“Um mês depois deixou-nos. Não foi o último abraço, Fernando! Foi o penúltimo, pois um dia estarei junto de ti, para te abraçar com toda a amizade com que vivemos 46 anos. Até sempre, Fernando!”, conclui o eterno admirador do Homem e atleta Fernando Gomes.

O número 433 da revista Dragões chegará, brevemente, às FC Porto Stores. Até lá, encontra-se disponível na sua versão digital.

+ notícias: Desporto

FPF e Liga de clubes decretam minuto de silêncio pela morte de Pinto da Costa

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decretaram um minuto de silêncio em todos os jogos das respetivas competições, em memória de Pinto da Costa, que morreu hoje, aos 87 anos.

“O legado que deixa ficará para sempre na história do FC Porto”. Jogadores e treinadores do clube despediram-se de Pinto da Costa

Na noite em que foi comunicada a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, aos 87 anos, antigos e atuais atletas e treinadores do clube despediram-se de “uma lenda” que “ensinou o que é ser do Futebol Clube do Porto” , “um grande líder” cujo “amor e dedicação ao FC Porto são únicos” e que “será eterno”.

Adeptos homenageiam Pinto da Costa nas imediações do Estádio do Dragão

Centenas de adeptos do FC Porto encontram-se nas imediações do Estádio do Dragão para homenagear Jorge Nuno Pinto da Costa.