Divulgadas imagens das obras, ainda por concluir, na Ponte Luiz I

Divulgadas imagens das obras, ainda por concluir, na Ponte Luiz I
| Norte
Porto Canal

Considerada um dos símbolos da região norte, a Ponte Luiz I começou a ser reabilitada em outubro de 2021. O plano de execução de trabalhos, inicialmente com a duração de 12 meses, acabaria por ser alargado, ficando a conclusão das intervenções prevista para março de 2023, cinco meses depois do prazo inicialmente indicado.

Porto Canal

Na origem deste atraso estará a descoberta, no tabuleiro inferior, de elementos com “média a elevada corrosão” e em quantidade superior ao que era inicialmente previsto. A informação foi avançada pelo Ministério das Infraestruturas e confirmada pelo Porto Canal junto do responsável de obra, em Outubro deste ano.

Contactada pelo Porto Canal, a Infraestruturas de Portugal avançou, à época, que outro motivo dos atrasos da obra centrava-se “no impacto temporal da dificuldade de fornecimento de aço, no contexto do conflito militar na Ucrânia, com repercussões nas respetivas cadeias de distribuição, que provocou a escassez de aço no mercado”.

Porto Canal

Quanto à possibilidade de existirem custos adicionais, a IP explicou ao Porto Canal que “foi e será necessário adequar o valor e a data de conclusão da obra”. No início da reabilitação, o custo das obras estava orçado em 3,3 milhões de euros. A entidade acrescentou ainda que, à data, estava já concluída a grande parte dos trabalhos na metade do tabuleiro do lado do Porto, sendo que a frente de obra decorria naquele momento na metade do tabuleiro no lado de Vila Nova de Gaia.

Nestes últimos meses o trânsito na Ponte Luiz I está interdito, estando apenas autorizada a circulação de peões, ainda que de forma condicionada. A intervenção avançou com o objetivo de “reparar um conjunto de anomalias já identificadas, a maioria das quais relacionada com a corrosão superficial de elementos metálicos”, explicou as Infraestruturas de Portugal em comunicado, no ano passado.

O Porto Canal visitou, em Outubro, as obras na Ponte Luiz I. Desde então, pouco parece ter mudado.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.