Hospital de Gaia deteta presença de ‘legionella’ mas não há infetados

Hospital de Gaia deteta presença de ‘legionella’ mas não há infetados
Foto: CM Gaia
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Hospital de Gaia detetou a presença da bactéria ‘legionella’ em três pontos de água mas não há infetados e foi feita uma desinfeção total da rede de canalização, disse à Lusa fonte oficial.

“Não há infetados”, assegurou a mesma fonte da Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho.

A instituição faz análises mensalmente e a bactéria foi detetada na quarta-feira, em três pontos de água que foram inativados e ainda assim continuam, explicou.

Em causa estiveram torneiras do posto de enfermagem, de uma casa de banho e de uma copa de profissionais.

A Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho aguarda agora pela contra-análise para levantamento das “medidas preventivas”, mas tal só poderá acontecer num prazo de 21 dias, o “tempo de incubação” da bactéria.

A ULS determinou que os utentes internados deixem de tomar banho de chuveiro ou, no caso de tal não ser possível, que o façam com máscara.

A Doença dos Legionários, uma pneumonia provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila’, caracteriza-se pelo aparecimento de sintomas como febre, mal-estar geral, dores de cabeça, dores musculares, tosse não produtiva e diarreia.

A infeção transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água (aerossóis) ou, mais raramente, por aspiração de água contaminada com a bactéria.

+ notícias: Norte

Sistema Andante fica disponível na Linha do Vouga a partir de 1 de maio

O sistema de bilhética Andante vai ficar disponível na Linha do Vouga, entre Espinho-Vouga e Pinheiro da Bemposta (Oliveira de Azeméis), a partir de 1 de maio, anunciaram a Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) e a CP.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu estará encerrado à circulação rodoviária entre 25 de abril e 21 de setembro, de sexta-feira a domingo, feriados e vésperas de feriados, anunciou a Câmara Municipal.

Matosinhos vai instalar informação digital em 50 paragens de transporte público

A Câmara de Matosinhos lançou esta terça-feira um concurso público de 292,5 mil euros para instalar informação digital em 50 paragens de transporte público, incluindo horários em tempo real, foi divulgado.