Rui Moreira: “A decisão de resgatar a TAP foi tomada para justificar a existência de um hub em Lisboa”

Rui Moreira: “A decisão de resgatar a TAP foi tomada para justificar a existência de um hub em Lisboa”
| Economia
Porto Canal

Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto, questionou os investimentos na TAP, caso o “hub” em Lisboa não se concretize. O autarca criticou a possibilidade de o aeroporto ser construído em Santarém, a 85 quilómetros da capital portuguesa.

Durante a conferência “Novo aeroporto, tempo de decidir”, organizada pelo Conselho Económico e Social e pelo Público, Rui Moreira rejeitou a hipótese de o novo aeroporto ser construído em Santarém: “Santarém fica fora da concessão da ANA, mas fica a 85 quilómetros. Não há nenhuma cidade europeia com um aeroporto principal a 85 quilómetros. Fazer um interface a uma distância destas é uma loucura“.

O autarca foi mais longe e relembrou que a opção de investir e salvar a TAP aconteceu precisamente como forma de justificar a existência de um hub em Lisboa, e a construção de um aeroporto em Santarém, poria em causa as justificações do investimento realizado.

“Goste-se ou não se goste, houve um fortíssimo investimento por parte do Estado português de a manter com uma perspetiva fundamental: o hub em Lisboa”. Rui Moreira acrescentou que não iria comentar se esta era, ou não, uma boa decisão, uma vez que esta já foi tomada e “não é possível chegar agora à TAP e retirar de lá os milhões que lá pusemos”.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.