Rui Moreira e Carlos Moedas defendem Portela como aeroporto secundário

Rui Moreira e Carlos Moedas defendem Portela como aeroporto secundário
| Economia
Porto Canal

Os autarcas do Porto e Lisboa defendem Portela como localização para o aeroporto secundário, rejeitando a hipótese de Santarém. Rui Moreira e Carlos Moedas defendem que deve existir um reforço da capacidade aeroportuária na capital com a construção de um novo aeroporto principal, ficando, assim, o Humberto Delgado como aeroporto secundário.

Durante a conferência “Novo aeroporto, tempo de decidir”, organizada pelo Conselho Económico e Social e pelo Público, os dois autarcas mostraram-se contra a opção por Santarém para localização do aeroporto secundário. 

O autarca de Lisboa argumentou que “ter um aeroporto em Lisboa é um ativo e como presidente da Câmara Municipal de Lisboa tenho de defender esse ativo, mas como secundário em relação a qualquer outra decisão”.

Rui Moreira chegou-se à frente e reforçou a ideia de Moedas: “1+Portela. É isso que o presidente da Câmara de Lisboa está a dizer e parece-me a solução mais inteligente“. O presidente defendeu ainda que tanto Alcochete, como Santarém são muito distantes e rematou: “Então rasguem a TAP. A decisão de resgatar a TAP foi tomada para justificar a existência de um hub em Lisboa”.

“Santarém fica fora da concessão da ANA, mas fica a 85 quilómetros. Não há nenhuma cidade europeia com um aeroporto principal a 85 quilómetros. Fazer um interface a uma distância destas é uma loucura“, explicou Rui Moreira. 

Sobre esta opção, o presidente da câmara de Lisboa concordou que para a capital é importante a rapidez e a proximidade, e pediu ainda que esta decisão fosse tomada com caráter urgente: “É inacreditável o pais não ter tomado uma decisão que tem custos brutais para os lisboetas, em termos de poluição e em termos económicos devido ao facto de 20% da economia da cidade ser turismo”.

 

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.