“Deixou-nos um dos maiores portistas que conheci em toda a minha vida”. Pinto da Costa em lágrimas ao recordar “bibota”

| Desporto
Porto Canal

Fernando Gomes, melhor marcador da história do FC Porto e “bibota” de ouro, morreu este sábado, aos 66 anos. O clube está de luto perante a perda de um dos seus maiores ídolos. Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, recordou momentos e vitórias que juntos viveram ao serviço dos azuis e brancos.

“Deixou-nos um dos maiores portistas que conheci em toda a minha vida. Desde menino que o conheci nas camadas jovens, ele tinha um amor ao FC Porto que ultrapassava o normal. E toda a vida teve grande êxitos. Esteve ligado aos maiores êxitos do FC Porto", recordou o Presidente do FC Porto.

"Foi campeão nacional na era do Pedroto, quando eu era diretor de futebol, foi campeão europeu em 1987, foi vencedor da Taça Intercontinental de 1987 e foi sobretudo um apaixonado pelo futebol, pela vida e pelo FC Porto. Tive muita honra em estar ligado à sua vinda pessoal e desportiva, porque, como presidente, o primeiro ato que tive em 1982 foi ir resgatá-lo ao Gijón, onde ele tinha sido cedido, e trazê-lo de volta ao FC Porto para a carreira gloriosa que ele teve. Felizmente também ainda tive a oportunidade de, no ano passado, lhe entregar o ‘Dragão de Ouro’ como dirigente do ano, porque ele para além de atleta de eleição que foi, de grande portista, era neste momento também dirigente e eu tinha muita honra tê-lo", acabou por dizer Jorge Nuno Pinto da Costa.

O Presidente dos ‘Dragões’ falou ao intervalo do jogo de hóquei patins, neste sábado, onde os adeptos também se levantaram e bateram palmas para prestar homenagem ao ex-avançado azul e branco.

"Bibota" foi responsável por 355 golos em 452 jogos de dragão ao peito.

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

FC Porto (Voleibol): O grito audaz das tricampeãs. Crónica de jogo

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-2), no Dragão Arena, e volta assim a estar em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (2-1), disputada à melhor de cinco.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.