Transdev e Câmara do Porto divergem sobre termos da ida dos expressos para Campanhã

Transdev e Câmara do Porto divergem sobre termos da ida dos expressos para Campanhã
| Porto
Porto Canal/ Agências

A Transdev e a Câmara do Porto divergiram esta quinta-feira acerca dos termos da ida dos autocarros expresso do Campo 24 de Agosto para Campanhã, com a empresa a falar em "decisão" da autarquia e esta numa "recomendação".

"A decisão sobre a descontinuidade da operação no terminal do Campo 24 de Agosto decorre da decisão da Câmara Municipal do Porto, no âmbito da política de transportes que preconiza, de fazer do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) a plataforma de ligação intermodal da cidade", pode ler-se numa resposta da empresa a questões da Lusa, ao final da tarde de quarta-feira.

Segundo a Transdev, "é nessa opção política da Autoridade de Transportes da cidade (a Câmara) que recai o ónus da não continuidade da operação no Campo 24 de Agosto e a sua transferência para para o TIC".

Já na manhã de desta quinta-feira, questionada pela Lusa, fonte oficial da Câmara do Porto assegurou que se tratou de uma "recomendação" feita à empresa de transportes que operava no terminal do Campo 24 de Agosto.

A notícia da saída da Transdev do Campo 24 de Agosto foi inicialmente avançada pelo Porto Canal.

A gerente do terminal do Campo 24 de Agosto, Tânia Correia Leite, da empresa Cidades e Variantes Parques de Estacionamento (CVPE), disse à Lusa que "havia uma pressão, realmente, para o fecho do Terminal 24 de Agosto".

"É lógico. O intermodal está aberto desde julho e houve ali um período em que não houve adesão", considerou.

O terminal de 24 de Agosto, atualmente sem serviços de autocarros e apenas com algumas lojas abertas, deverá encerrar após dia 30, disse à Lusa a gerente.

O terminal do Campo 24 de Agosto foi inaugurado em maio de 2017.

No dia 9 de novembro, a Rede Expressos anunciou que a sua operação no terminal do Campo 24 de Agosto passaria integralmente para o Terminal Intermodal de Campanhã, depois de ter iniciado a sua operação no dia 01 de agosto na nova infraestrutura, inaugurada em julho.

+ notícias: Porto

Como chegar (e sair) do novo Terminal Intermodal de Campanhã?

Tendo sido inaugurado a 20 de julho deste ano, desde 22 de novembro que o novo terminal recebe toda a operação da Rede Expressos, o que leva a que, neste momento, cerca de 40 mil pessoas por dia cheguem, passem ou partam do TIC. Para alguns utilizadores mantêm-se, no entanto, as dúvidas quanto aos acessos e serviços disponíveis na nova infraestrutura da cidade do Porto.

Identificado o homem morto com extrema violência no centro do Porto

Um homem foi encontrado já sem vida no interior do estabelecimento comercial que detinha, no centro do Porto, na noite da passada sexta-feira. Os sinais de elevada violência no cadáver levaram a que o caso transitasse para a Polícia Judiciária.

Ponte da Arrábida com trânsito condicionado este sábado e domingo

O trânsito na Ponte da Arrábida vai estar condicionado nos dois sentidos, neste fim-de-semana, devido às inspeções programadas e que estarão a cargo do Laboratório Nacional de Engenhar Civil (LNEC), anunciou a Infraestruturas de Portugal.