Transdev e Câmara do Porto divergem sobre termos da ida dos expressos para Campanhã

Transdev e Câmara do Porto divergem sobre termos da ida dos expressos para Campanhã
| Porto
Porto Canal/ Agências

A Transdev e a Câmara do Porto divergiram esta quinta-feira acerca dos termos da ida dos autocarros expresso do Campo 24 de Agosto para Campanhã, com a empresa a falar em "decisão" da autarquia e esta numa "recomendação".

"A decisão sobre a descontinuidade da operação no terminal do Campo 24 de Agosto decorre da decisão da Câmara Municipal do Porto, no âmbito da política de transportes que preconiza, de fazer do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) a plataforma de ligação intermodal da cidade", pode ler-se numa resposta da empresa a questões da Lusa, ao final da tarde de quarta-feira.

Segundo a Transdev, "é nessa opção política da Autoridade de Transportes da cidade (a Câmara) que recai o ónus da não continuidade da operação no Campo 24 de Agosto e a sua transferência para para o TIC".

Já na manhã de desta quinta-feira, questionada pela Lusa, fonte oficial da Câmara do Porto assegurou que se tratou de uma "recomendação" feita à empresa de transportes que operava no terminal do Campo 24 de Agosto.

A notícia da saída da Transdev do Campo 24 de Agosto foi inicialmente avançada pelo Porto Canal.

A gerente do terminal do Campo 24 de Agosto, Tânia Correia Leite, da empresa Cidades e Variantes Parques de Estacionamento (CVPE), disse à Lusa que "havia uma pressão, realmente, para o fecho do Terminal 24 de Agosto".

"É lógico. O intermodal está aberto desde julho e houve ali um período em que não houve adesão", considerou.

O terminal de 24 de Agosto, atualmente sem serviços de autocarros e apenas com algumas lojas abertas, deverá encerrar após dia 30, disse à Lusa a gerente.

O terminal do Campo 24 de Agosto foi inaugurado em maio de 2017.

No dia 9 de novembro, a Rede Expressos anunciou que a sua operação no terminal do Campo 24 de Agosto passaria integralmente para o Terminal Intermodal de Campanhã, depois de ter iniciado a sua operação no dia 01 de agosto na nova infraestrutura, inaugurada em julho.

+ notícias: Porto

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.