Plano Ferroviário Nacional. Novas linhas para o Grande Porto e ligação a Madrid

Plano Ferroviário Nacional. Novas linhas para o Grande Porto e ligação a Madrid
| País
Porto Canal

O grande adversário do comboio neste Plano Ferroviário Nacional (PFN) é o automóvel, mas na alta velocidade, que vai trazer a ligação a Madrid, o concorrente é o avião.

O PFN traz alterações para a rede do Grande Porto e aponta uma ligação a Madrid em três horas. Até 2050 está prevista a reabertura da Linha de Leixões, a ligação entre Campanhã e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, também a construção da Linha do Vale do Sousa, que faz a ligação entre Paços de Ferreira e Felgueiras, e ainda a ligação ferroviária até Amarante com a Linha de Trás-os-Montes. Destaque ainda para a inclusão da Linha do Vouga na rede suburbana, por Aveiro e por Espinho.

Um dos objetivos é ter comboios diretos entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Aveiro e ainda entre Leixões e Ovar. Com este novo plano na estação de São Bento vai ser possível viajar de comboio suburbano para Felgueiras e para Barcelos.

Com este Plano espera-se que os distritos de Vila Real, Viseu e Bragança voltem a ser servidos pelo comboio. Vila Real e Bragança podem vir a ser afetados pela construção da nova Linha de Trás-os-Montes. Fazer a viagem Porto-Vila Real em menos de uma hora e Porto-Bragança em menos de duas é o objetivo para que a ferrovia se torne competitiva, pode ler-se no PFN. Quanto a Viseu espera-se que seja construída uma linha entre Aveiro e Vilar Formoso, como alternativa à linha da Beira Alta.

Porto Canal

O PFN, que está em consulta pública, fala ainda de mais dois sistemas ligeiros de transportes de passageiros e aponta a criação de uma rede de autocarros em via dedicada no Norte e também para o sul de Portugal.

Na região Norte este sistema de mobilidade sugere ligar Guimarães a Braga, Fafe, Felgueiras e Famalicão. Pretende ainda ter autocarros entre Famalicão e Póvoa de Varzim e Fafe e Felgueiras. Algo que pode passar, mais tarde, para um sistema de ferrovia ligeira, ou seja, metropolitano.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).