Plano Ferroviário Nacional. Novas linhas para o Grande Porto e ligação a Madrid

Plano Ferroviário Nacional. Novas linhas para o Grande Porto e ligação a Madrid
| País
Porto Canal

O grande adversário do comboio neste Plano Ferroviário Nacional (PFN) é o automóvel, mas na alta velocidade, que vai trazer a ligação a Madrid, o concorrente é o avião.

O PFN traz alterações para a rede do Grande Porto e aponta uma ligação a Madrid em três horas. Até 2050 está prevista a reabertura da Linha de Leixões, a ligação entre Campanhã e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, também a construção da Linha do Vale do Sousa, que faz a ligação entre Paços de Ferreira e Felgueiras, e ainda a ligação ferroviária até Amarante com a Linha de Trás-os-Montes. Destaque ainda para a inclusão da Linha do Vouga na rede suburbana, por Aveiro e por Espinho.

Um dos objetivos é ter comboios diretos entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Aveiro e ainda entre Leixões e Ovar. Com este novo plano na estação de São Bento vai ser possível viajar de comboio suburbano para Felgueiras e para Barcelos.

Com este Plano espera-se que os distritos de Vila Real, Viseu e Bragança voltem a ser servidos pelo comboio. Vila Real e Bragança podem vir a ser afetados pela construção da nova Linha de Trás-os-Montes. Fazer a viagem Porto-Vila Real em menos de uma hora e Porto-Bragança em menos de duas é o objetivo para que a ferrovia se torne competitiva, pode ler-se no PFN. Quanto a Viseu espera-se que seja construída uma linha entre Aveiro e Vilar Formoso, como alternativa à linha da Beira Alta.

Porto Canal

O PFN, que está em consulta pública, fala ainda de mais dois sistemas ligeiros de transportes de passageiros e aponta a criação de uma rede de autocarros em via dedicada no Norte e também para o sul de Portugal.

Na região Norte este sistema de mobilidade sugere ligar Guimarães a Braga, Fafe, Felgueiras e Famalicão. Pretende ainda ter autocarros entre Famalicão e Póvoa de Varzim e Fafe e Felgueiras. Algo que pode passar, mais tarde, para um sistema de ferrovia ligeira, ou seja, metropolitano.

+ notícias: País

Custos do aeroporto de Lisboa para pessoas e cidade chegam a 12 mil milhões em 10 anos, frisa Zero

A associação ambientalista Zero alertou que os custos do aeroporto de Lisboa desde 2015, para a cidade e habitantes, nomeadamente para a saúde, ascendem a 12 mil milhões de euros.

Governo anuncia criação do Observatório da Vinha e do Vinho

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, anunciou esta quarta-feira, na Assembleia da República, a criação de um Observatório da Vinha e do Vinho, a ser implementado este ano para valorizar o setor vitivinícola.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".