Assembleias municipais de Braga, Guimarães, Barcelos e Fafe contestam plano ferroviário

Assembleias municipais de Braga, Guimarães, Barcelos e Fafe contestam plano ferroviário
| Norte
Porto Canal/Agências

As assembleias municipais de Braga, Guimarães, Barcelos e Fafe, por proposta da CDU, contestaram o Plano Ferroviário Nacional (PFN), reclamam ligações intra-região e exigem mais explicações ao Governo, anunciou este domingo em comunicado a coligação.

Para a CDU, o plano anunciado pelo Governo no final de 2022 e que “compila um conjunto de investimentos e projetos até 2050, muitos dos quais com décadas”, apresenta-se ao “país com as mesmas opções, insuficiências e erros que têm conduzido a gritantes atrasos e até retrocessos no transporte ferroviário nacional”.

Prossegue a coligação que, “sendo uma reflexão sobre o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária e dos serviços que a devem utilizar, o PFN não incorpora as medidas necessárias para que possa algum dia sair do papel. É um plano sem prioridades, sem calendário, nem garantias e quantificação do financiamento necessário à execução do mesmo”.

Neste contexto, lê-se no comunicado, as assembleias municipais de Braga, Guimarães, Barcelos e Fafe deliberaram “solicitar ao Governo a disponibilização pública dos fundamentos técnicos que suportam a sua intenção de abdicar da construção de ligações ferroviárias intra-região”.

No caso dos primeiros três municípios, a deliberação surge acrescida da recomendação de “inclusão no PFN da ligação ferroviária direta entre Braga e Guimarães e a ulterior ligação a Barcelos (linha de concordância), garantindo desta forma a ligação entre os concelhos do Quadrilátero Urbano.

No caso de Fafe, a assembleia municipal deliberou também “solicitar ao Governo a disponibilização pública dos fundamentos técnicos que suportam a sua intenção de abdicar da construção da ligação ferroviária a Fafe” e “recomendar a inclusão no Plano Ferroviário Nacional da ligação ferroviária a Fafe”, lê-se ainda.

Noutros dois casos, em Guimarães, por iniciativa da CDU e com a concordância das demais forças políticas, teve lugar uma sessão extraordinária e, na assembleia municipal de Vila Nova de Famalicão, a coligação exigiu esclarecimentos ao presidente da câmara mas não obteve respostas, continua a nota de imprensa.

Entendendo serem as deliberações propostas de “grande importância”, assinala a CDU que a sua aprovação “reforça a necessidade do Governo corrigir a atual proposta de PFN, incluindo a construção de novas linhas ferroviárias na região de Braga” e “confrontam também a posição de seguidismo em relação ao Governo de maioria absoluta do PS que os respetivos presidentes de câmara PSD e PS têm assumido”.

No comunicado, recordam as intervenções recentes de “diversos membros do Governo, nomeadamente o Secretário de Estado das Infraestruturas, o Ministro do Ambiente e o Ministro da Economia”, que “fizeram declarações públicas sobre a importância do investimento em transportes públicos na região e a estimativa de custos”, declarações, para a CDU, que “evidenciaram o contraste entre as boas intenções de defesa da ferrovia e o que efetivamente o PFN prevê, a par com a falta de fundamentação técnica das propostas do Governo”.

A coligação menciona ainda a Secção do Norte da Ordem dos Engenheiros que “veio a público defender a construção de uma linha de comboio direta entre Braga e Guimarães, com tempo de viagem máximo de 10 ou de 15 minutos se houver uma estação nas Taipas, em alternativa aos autocarros BRT defendidos pelo Governo”.

Assinala a CDU, citando a Ordem, que “esta ligação sobre carris pode custar 400 ou 450 milhões de euros, menos de metade que os mil milhões que o Secretário de Estado das infraestruturas afirmou publicamente”.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.