Espanha adjudica estudo da saída sul de Vigo para ligar alta velocidade ao Porto

Espanha adjudica estudo da saída sul de Vigo para ligar alta velocidade ao Porto
| País
Porto Canal/Agências

O Governo espanhol adjudicou a realização de um estudo para a saída sul de Vigo, um troço ferroviário de alta velocidade entre a cidade e Valença, parte da linha projetada que ligará a Galiza ao Porto, segundo um comunicado.

De acordo com um comunicado do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana de Espanha consultado esta quinta-feira pela Lusa, o estudo "avaliará as alternativas de traçado para habilitar a estação Vigo-Urzáiz como ponto de passagem, dando continuidade ao Eixo Atlântico de alta velocidade até Portugal".

Segundo o texto, datado de quarta-feira, a realização do estudo da saída sul de Vigo foi adjudicado por 884,2 mil euros ao agrupamento de empresas Prointec-Geoconsult, "com um prazo de execução de 18 meses".

"A adjudicação trata-se de um novo passo para potenciar as conexões ferroviárias entre Espanha e Portugal, de acordo com o compromisso assumido por ambos os países na XXXIV Cimeira Luso-Espanhola, realizada em Lanzarote no passado mês de março", refere o ministério espanhol.

A entidade liderada pela ministra Raquel Sánchez Jiménez, assinala que "neste caso concreto, avança-se na ligação em alta velocidade entre Vigo e o Porto".

"O objetivo deste estudo é desenvolver alternativas de percurso para dar continuidade ao Eixo Atlântico de alta velocidade em direção a Portugal, para o qual será definido uma nova configuração da estação de Vigo-Urzáiz como passagem", refere o comunicado.

O objetivo é também projetar "um novo troço ferroviário" que conectará a linha de alta velocidade "com a linha convencional em direção a Tui", o que "também permitirá o reordenamento do tráfego ferroviário na área de Vigo".

O contrato inclui a prestação de serviços de engenharia para realização de procedimentos de informação pública e audiências às administrações, análise de denúncias recebidas e obtenção de autorização ambiental, até a aprovação final do estudo.

+ notícias: País

Sindicato dos guardas prisionais prepara queixa-crime contra líder de associação de apoio aos reclusos

O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) vai processar o secretário-geral da Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso (APAR), Vítor Ilharco, após este criticar a alegada proteção de alguns sindicatos a situações de agressões a reclusos.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.