Governo anuncia criação do Observatório da Vinha e do Vinho

Governo anuncia criação do Observatório da Vinha e do Vinho
Foto: Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P.
| País
Porto Canal/Agências

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, anunciou esta quarta-feira, na Assembleia da República, a criação de um Observatório da Vinha e do Vinho, a ser implementado este ano para valorizar o setor vitivinícola.

“Vamos ter um observatório da vinha e do vinho criado pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV)”, anunciou José Manuel Fernandes na comissão da agricultura que decorre na Assembleia da República.

De acordo com informações fornecidas pelo gabinete do ministro à Lusa, “a iniciativa será liderada pelo IVV, com participação ativa das entidades representativas do setor”, visando monitorizar a evolução do mercado.

O ministério refere que este instrumento, identificado pelo Governo e também solicitado pelo setor, é importante para formular políticas públicas sólidas e ajustadas à realidade, garantir igualdade no acesso à informação por todos os agentes do setor e apoiar estratégias empresariais com base em dados fiáveis.

O observatório irá desempenhar um papel de reforço da fiscalização, acompanhando as tendências e dinâmicas do mercado, permitindo mais eficiência na identificação de práticas comerciais desleais, segundo a mesma fonte.

A nível fiscalizador, o novo instrumento pretende promover a valorização dos vinhos portugueses com base em dados reais e transparentes, bem como responder à necessidade de um cadastro de vinha nacional fiável.

Nesta matéria, propõe-se a implementação de um novo plano de ação calendarizado, com avaliação periódica, para uniformizar os sistemas de registo existentes.

“A declaração de colheita que neste momento é em 30 de novembro passa para 31 de outubro e evita que haja demasiado tempo depois da colheita”, referiu também o ministro, num passo para o controlo e fiscalização mais apertados.

O novo observatório será ainda "instrumento crítico" para sustentar medidas como a proibição de compras abaixo do custo sustentável de produção.

+ notícias: País

Custos do aeroporto de Lisboa para pessoas e cidade chegam a 12 mil milhões em 10 anos, frisa Zero

A associação ambientalista Zero alertou que os custos do aeroporto de Lisboa desde 2015, para a cidade e habitantes, nomeadamente para a saúde, ascendem a 12 mil milhões de euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.