Lista fechada. Estes são os cinco nomes que integram a direção executiva do SNS

Lista fechada. Estes são os cinco nomes que integram a direção executiva do SNS
| Norte
Porto Canal

O Porto Canal já sabe quais são os nomes dos membros que vão integrar a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde. São cinco nomes onde se incluem médicos, enfermeiros e administradores e que vão entrar em funções no início do próximo ano.

Foi o próprio Fernando Araújo quem os escolheu e que endereçou os convites.

O Porto Canal sabe que a direção executiva do SNS vai ser composta pelo atual vogal financeiro do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Jaime Alves, a diretora clínica dos cuidados de saúde primários do Alto Minho, Fátima Fonseca, o médico Francisco Goiana da Silva, também a enfermeira diretora do Centro Hospitalar Universitário de São João, Filomena Cardoso, assim como, a vogal do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Porto, Rita Moreira.

Fique a conhecer cada membro da direção executiva do SNS

Jaime Alves

Jaime Alves é financeiro, do quadro do Ministério das Finanças, mas há muito a trabalhar na área da Saúde.

Atualmente ocupa o lugar de vogal financeiro do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central.

Porto Canal

Fátima Fonseca

Para a área dos cuidados de saúde primários, foi escolhida a médica de família Fátima Fonseca.

Responsável justamente por esta área no Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, que inclui os hospitais de Viana do Castelo e Ponte de Lima e os centros de saúde da região.

Porto Canal

Francisco Goiana da Silva

Sobre Francisco Goiana da Silva sabe-se que foi adjunto de Fernando Araújo, entre 2015 e 2018 quando este desempenhou funções de Secretário de Estado Adjunto da Saúde, durante o ministério de Adalberto Campos Fernandes. E nesta condição integrou várias vezes as delegações portuguesas nas assembleias da Organização Mundial da Saúde.

O médico, formado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Doutorado, desde janeiro de 2021, em "Health Policy, Global Health Innovation", pelo Imperial College Faculty of Medicine, tem-se dedicado intensivamente às áreas da promoção da saúde e prevenção da doença.

Atualmente Francisco Goiana da Silva é gestor da área de parcerias estratégicas da Google, e vai deixar Londres (onde vive) para regressar a Lisboa e abraçar esta nova função.

Porto Canal

Filomena Cardoso

Filomena Cardoso é, atualmente, a enfermeira diretora do Centro Hospitalar de S. João.

Integrou o Conselho de Administração do Hospital de São João, nos tempos em que Fernando Araújo era presidente.

Ilustra um dos segredos da gestão que transformou o São João no berço da revolução que o Governo pretende instalar no SNS: a atenção aos detalhes. E o faro para as grandes mudanças.

Porto Canal

Rita Moreira

Rita Moreira de 41 anos, é licenciada em Gestão pela Universidade Católica do Porto e, atualmente, desempenha a função de Vogal Executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Porto desde finais de janeiro de 2019, sob proposta do Ministro das Finanças e da Ministra da Saúde.

Um cargo que lhe coloca desafios diariamente e acrescenta o sonho de fazer cada vez mais e melhor para o futuro da Saúde no país.

Porto Canal

Fernando Araújo é o novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, entrou em funções no passado dia 2 e vai liderar, por um período de três anos, esta nova entidade que estará em pleno funcionamento apenas a partir de 1 de janeiro, com a entrada em vigor do Orçamento do Estado.

Segundo o Governo a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde tem como missão "coordenar a resposta assistencial das unidades de saúde do SNS, assegurando o seu funcionamento em rede, a melhoria contínua do acesso a cuidados de saúde, a participação dos utentes e o alinhamento da governação clínica e de saúde".

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Encontrado corpo de pescador desaparecido no rio Douro em Bragança

O cadáver de um pescador de 54 anos foi recuperado esta terça-feira ao início da noite, pois ter sido dado como desaparecido nas margens do Douro Internacional, em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, disse à Lusa fonte da GNR.

Homem de 68 anos atropelado por um trator em Mirandela

Um homem de 68 anos foi atropelado por um trator, na manhã desta quarta-feira, na freguesia de Alvites no concelho de Mirandela, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Trás-os-Montes.