Grande reportagem. Prestige deu à costa 20 anos de "memórias negras" 

| Mundo
Henrique Ferreira

A 13 de novembro de 2002, o Prestige, um petroleiro liberiano com bandeira das Bahamas, sofreu um rombo no casco e ficou encalhado ao largo da Galiza, no norte de Espanha. Seis dias depois acabou por afundar, já partido em dois, libertando grande parte das mais de 77 mil toneladas de combustível que carregava a bordo. O acidente é, ainda hoje, considerado um dos maiores desastres ambientais da história europeia recente.

Duas décadas depois, o Prestige continua presente na vida dos Galegos. Na região não há quem não se lembre da “maré negra” que durante meses manchou as praias e que durante anos impactou a pesca. Na memória, os habitantes têm ainda o cheiro a crude, que dizem ser difícil de esquecer.

Leia também a reportagem escrita: 20 anos depois, a “maré negra” não desaparece da memória dos galegos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Mundo

Crianças no tráfico de droga fazem soar alarmes em Bruxelas

A comissária europeia para os Assuntos Internos disse, esta segunda-feira, estar preocupada com a utilização cada vez maior de crianças pelas redes de tráfico de droga nos países da União Europeia (UE) e quer um plano para protegê-las.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.