Alberto Mancebo: “As autonomias não seriam criadas sem a vontade diferenciadora da Galiza”

| Norte
Porto Canal

Em reação à grande reportagem do Porto Canal “Galiza: Espelho da Autonomia”, o jornalista da TV Galiza, Alberto Mancebo afirma que “as autonomias não tinham sido criadas sem a vontade diferenciadora da Catalunha, do País Basco e da Galiza”.

Para o antigo correspondente da estação pública galega no Porto, “Espanha é quase como uma nação com várias pequenas nações”.

“A Galiza tem um passado, uma literatura, uma língua anterior a Espanha, relembra o jornalista, que garante que a cultura e o forte carácter identitário da Galiza foram fatores cruciais para o grande desenvolvimento da região.

A reportagem “Galiza: Espelho da Autonomia” traça um retrato social, político e económico da Galiza nos últimos 40 anos. A região que vive de “braços dados” com o Norte de Portugal é considerada comunidade autónoma desde 1981, altura em que foi assinado o estatuto que ainda hoje está em vigor.

Veja aqui a grande reportagem completa: 

+ notícias: Norte

Avança demolição de habitações em risco na costa de Esposende com final à vista para dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi esta quarta-feira revelado.

Estádio de Aveiro ainda não está pago e precisa de obras de 10 milhões de euros

Vinte anos depois de ter sido construído para o Euro2004, o Estádio Municipal de Aveiro ainda não está totalmente pago e já precisa de obras urgentes, que obrigam a um avultado investimento por parte da autarquia.

PS Braga critica gestão "à pai Adão" da empresa de águas e resíduos

O vereador do PS na Câmara de Braga Artur Feio criticou esta quinta-feira a gestão "à pai Adão" da empresa Agere, apontando o exemplo do serviço da varredura de ruas, que diz ser prestado sem qualquer acompanhamento ou fiscalização.