Galiza e Portugal, nações irmãs. Causa galega marcha pelas ruas do Porto e Gaia

Galiza e Portugal, nações irmãs. Causa galega marcha pelas ruas do Porto e Gaia
| Norte
Porto Canal

A iniciativa promovida por um grupo de cidadãos da Galiza passará, este sábado, pelas ruas do Porto e Gaia, naquela que é, segundo a organização, a intenção de "tornar visível a questão galega".

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Projeto Estreleira (@estreleiragal)

 

De acordo com a organização, Galiza e Portugal são nações irmãs por história, língua, cultura, geografia, paisagem e por tantos séculos de relação entre as populações de ambas as beiras do Minho. Salientando que as relações e os intercâmbios aumentaram nos últimos anos, existe, porém, um “défice nas relações políticas”.

Com o subtítulo 'Galiza-Portugal nascem irmãs', o Projeto Estreleira chega ao Porto sob o mote 'Traga um amigo também', numa referência a José Afonso, um dos grandes amigos da Galiza em Portugal. A ideia, segundo o coletivo manifesto, é 'tornar visível a questão galega' para além do Minho, com a convicção de que existe uma simpatia aberta pelas suas causas nas velhas terras do sul da “Gallaecia”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Projeto Estreleira (@estreleiragal)

Com os Jardins do Palácio de Cristal como ponto de encontro, o grupo iniciará um passeio urbano pelos locais emblemáticos da “grande capital do norte”, envergando uma camisola azul com a legenda 'República Galega', tornando assim ainda mais visível a sua presença.

Com pequenas intervenções musicais, o canto do hino galego e da Grândola Vila Morena, o grupo planeia exibir a bandeira galega e portuguesa na Ponte Luiz I, terminando com um jantar de confraternização num centro social próximo da Facultade de Belas Artes.

+ notícias: Norte

Neve já começou a cair em algumas regiões do Norte. Vejas as imagens

Ao final da manhã desta quinta-feira, a queda de neve começou a cobrir algumas regiões do Norte. Através de vídeos publicados na página ‘Meteo Trás-os-Montes – Portugal’, é possível ver o manto branco em Penedono, sub-região do Douro, em algumas serras nortenhas, tais como as serras do Marão, de Bornes e Nogueira.

Presidente da Câmara de Vila Real critica a distribuição dos fundos comunitários

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, confirmou na passada quarta-feira que as propostas de criação de duas novas NUT II já foram aprovadas por Bruxelas. Rui Santos, em declarações ao Porto Canal, criticou a criação das NUTs, que segundo o autarca falharam ao não olhar para o país em geral.

Vila Nova de Gaia. Lançado plano para a Igualdade para "diminuir fosso entre homens e mulheres"

O Plano Municipal para a Igualdade de Vila Nova de Gaia, que visa “diminuir o fosso entre homens e mulheres”, inclui dezenas de medidas dirigidas aos recursos humanos da autarquia, à comunidade e a entidades locais.