Autarca de Gaia nega desentendimentos na gestão dos STCP

| Norte
Porto Canal

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, nega que existam desentendimentos entre os autarcas dos seis municípios que gerem os STCP. 

A reação surge depois da notícia do Porto Canal que revelou que Rui Moreira abandonou o último encontro da Unidade Técnica de Coordenação dos STCP, na sequência da ausência da maioria dos colegas autarcas. 

Para Eduardo Vítor Rodriges, "do ponto de vista dos riscos financeiros" os municípios tem razões para estarem preocupados, mas no que diz respeito "à coesão entre autarquias, não há nenhuma razão para niguém se sentir sozinho". 

"Aquilo que provavelmente temos de fazer é afinar um pouco mais as agulhas com a administração da STCP para garantir que as reuniões são marcadas em momentos de disponibilidade dos autarcas", afirmou o responsável pelo município de Gaia em declarações ao Porto Canal. 

A reunião em causa, que deveria ter acontecido na semana passada, acabou por não se realizar. O motivo: a falta do quórum para arrancar com o encontro, que ia decorrer no edifício da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira ainda terá estado na sala D. Maria II, mas, quando chegou, o cenário não era o que esperava. O independente era o único autarca presente no encontro. Os restantes municípios que já tinham chegado estavam representados por técnicos das respetivas câmaras. 

Rui Moreira não terá gostado da atitude das outras cinco autarquias que integram a gestão intermunicipal dos STCP e terá abandonado a sala. Luís Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Gondomar, acabaria por chegar mais tarde já a reunião tinha sido suspensa por falta de quórum.

Impacto dos custos da energia em cima da mesa

O Porto Canal sabe ainda que Rui Moreira chegou a colocar em cima da mesa o tema do aumento dos custos da energia e o impacto na empresa; proposta que mereceu a oposição dos presentes, por não fazer parte da ordem de trabalhos da reunião. Os STCP têm, nesta altura, dezenas de autocarros movidos a gás natural, um dos combustíveis cujo preço tem vindo a escalar nos últimos meses.

Perante o sucedido, fonte próxima de Rui Moreira lamenta o afastamento dos restantes autarcas da gestão dos STCP. A municipalização da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto é “um dos grandes sucessos da descentralização”, adianta ao Porto Canal fonte da autarquia, e o desinteresse pela sua gestão pode significar “o fim do sistema metropolitano.”

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.