As primeiras imagens da maquete da nova ponte sobre o Douro

| Porto
Porto Canal

A maquete da nova ponte do metro do Porto que unirá as margens de Porto e Vila Nova de Gaia, na zona da Arrábida e Campo Alegre e que integra a futura Linha Rubi da rede (Casa da Música/Santo Ovídio) está, pela primeira vez, em exibição na feira Concreta, na Exponor, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

São centenas os curiosos que se reúnem à volta das três maquetes na montra, uma geral com o enquadramento das duas cidades e a ponte da Arrábida; outra apenas com a nova ponte; e outra, que mostrava a estação "Rotunda" que fará parte desta nova linha do Metro do Porto, a Rubi.

O burburinho é grande, a nostalgia também, e eram muitos os que tocavam nas maquetes feitas de madeira. "Eu moro aqui" dizia um, "fui ontem fazer jogging nesta zona", dizia uma senhora, e claro está os prós e os contras desta nova obra esiveram sempre em discussão.

Da autoria do consórcio formado pela Prof. Edgar Cardoso - Engenharia e Laboratório de Estruturas, Lda, pela Arenas & Asociados, Ingenería De Diseño SLP e pela No Arquitectos, Lda, a ponte deverá ficar pronta no final de 2025.

O projeto da travessia não é completamente consensual, nomeadamente pelas interseções que a ponte terá nas margens, no lado do Porto, tendo sido contestado por vários moradores que ficarão a viver sob o tabuleiro.

Também Rui Moreira manifestou "preocupações" em relação a esta nova ponte.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

As imagens dos milhares de cravos que encheram as ruas do Porto

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.

Mais de 15 mil passageiros viajaram à boleia da nova linha da STCP

A nova linha 404 da STCP, que faz ligação entre o Hospital São João e o Terminal Intermodal de Campanhã, registou mais de 15 mil validações no primeiro mês. Esta foi a primeira linha criada pela empresa em 20 anos.

Metro do Porto anuncia reforço da operação para semana da Queima das Fitas

A Metro do Porto anunciou esta sexta-feira os detalhes do reforço da operação da rede de transporte para a semana da Queima das Fitas, de 4 a 12 de maio.