As primeiras imagens das novas composições do Metro a caminho do Porto

As primeiras imagens das novas composições do Metro a caminho do Porto
| Porto
Porto Canal

A primeira das 18 composições compradas pela Metro do Porto por quase 50 milhões de euros já foi despachada pela chinesa CRRC Tangshan e já está a caminho de Portugal. O metro tem a capacidade para 334 passageiros e velocidade máxima de 80 km/h. Este é considerado o primeiro projeto de metro urbano da China a ser exportado para a União Europeia.

Em janeiro de 2020 a Metro do Porto celebrou um contrato com a fabricante estatal chinesa no valor de 49,6 milhões de euros, um valor mais baixo 6,5 milhões de euros do que o valor base do concurso lançado em 2018, e que inclui serviços de manutenção durante cinco anos. A composição do metro que está a caminho da cidade do Porto ficou pronta em julho deste ano tendo estado em testes na cidade de Tangshan.

As 18 composições compradas à empresa chinesa vão servir as duas linhas em construção, para acrescentar seis quilómetros e sete estações à rede, num investimento global na ordem dos 300 milhões de euros.

Eis as primeiras imagens da primeira das novas composições, expedidas esta sexta-feira e entregues à Metro do Porto:

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal 

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal 

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.